Significado de Homossexualidade

O que é Homossexualidade:

Homossexualidade é uma característica atribuída aos seres vivos que se sentem atraídos seja fisicamente, esteticamente ou emocionalmente por um outro ser vivo que possua o mesmo sexo biológico e o mesmo gênero que o seu.

Esta característica também é uma das principais categorias no que se refere à orientação sexual dos indivíduos, ao lado da bissexualidade, da pansexualidade, da heterossexualidade e da assexualidade.

De maneira geral, a homossexualidade enquanto orientação sexual é caracterizada como uma espécie de padrão onde uma pessoa pode viver experiências afetivas e sexuais com outra pessoa que seja principalmente ou exclusivamente do mesmo sexo que ela.

O termo também pode se referir a um indivíduo que tenha o senso de identidade pessoal e social com base no que caracteriza a homossexualidade. Ele é chamado de homossexual.

Neste caso, o senso se manifesta através do comportamento social e pelo fato do indivíduo se sentir parte da comunidade de pessoas que compartilham esta mesma orientação sexual.

Ainda que existam inúmeros estudos biológicos e psicológicos para buscar respostas sobre a origem da homossexualidade na atualidade, não existem respostas concretas sobre o assunto.

Entretanto, em 1970 alguns psiquiatras afirmavam que ela era uma doença mental, causada por processos fisiológicos, por má formação e identificação sexual e ainda por desvios da orientação sexual de um indivíduo.

Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a homossexualidade não constitui doença ou distúrbio mental, mas sim uma forma natural de desenvolvimento sexual do ser humano e a retirou da lista de doenças mentais.

A partir deste momento, psicólogos passariam a não colaborar com eventos e serviços que tivessem como proposta o tratamento e uma possível cura para a homossexualidade e o Conselho Federal de Psicologia estabeleceu normas para os profissionais, que deveriam esclarecer que a homossexualidade não é uma doença psicológica.

Entretanto, se o indivíduo apresentar algum desgaste ou distúrbio psicológico por não aceitar sua característica ou sofrer algum tipo de preconceito em decorrência da sua orientação sexual, este deve então ser tratado e orientado com a finalidade de aceitar-se da forma como é. Assim como buscar maneiras de viver de forma positiva mesmo em face ao preconceito.

Veja mais sobre Pansexual, LGBT e Identidade de Gênero.

Homossexualidade e homossexualismo

Ainda há muita confusão entre os termos homossexualidade e homossexualismo, no sentido de identificar qual será a forma mais correta de nomear a característica ou orientação sexual.

O termo homossexualismo já é considerado uma expressão errônea e pejorativa nos dias atuais, pois o sufixo “ismo” remete à doença. Já o termo homossexualidade configura-se no mais correto, pois traduz a característica e a orientação sexual, seja por quem for o seu desejo.

Veja também o significado de Homoafetividade e Homofobia.

Data de atualização: 02/01/2018. O significado de Homossexualidade está na categoria: Geral