Significado de Macho Alpha

O que é Macho Alpha:

Macho alpha ou macho alfa é uma expressão do ramo da zoologia, usada para descrever um elemento de um grupo de animais que apresenta características dominantes, sendo o líder desse grupo.

A expressão pode ser explicada porque alpha é a primeira letra do alfabeto grego, o que significa que o elemento que tem essa designação é o primeiro, o mais importante.

No caso do ser humano, um macho alpha (ou homem alpha) é a designação de um indivíduo dominante e confiante, que exerce uma função de liderança perante outros elementos do grupo. As características do homem alpha permitem com que ele tenha uma elevada capacidade de sedução e conquista. Por outro lado, um macho beta (ou ômega) é visto como um homem não tão confiante, mais submisso, com menos capacidade de sedução. Apesar disso, muitas mulheres revelam que preferem estar em um relacionamento com um homem / macho beta ou ômega.

No mundo dos animais irracionais, um macho alpha assume o topo da hierarquia dentro da sua comunidade, tendo vários privilégios, como acesso prioritário à comida. Além disso, também pode escolher as fêmeas com as quais vai se reproduzir. Como uma das funções do alpha é defender o grupo e o território, em algumas espécies, a fêmea também pode assumir o papel de alpha, porque muitas vezes são maiores e mais fortes do que os machos. As matilhas de lobos, por exemplo, possuem um macho e uma fêmea alpha.

Um macho alpha reforça a sua autoridade através da intimidação, envolvendo-se várias vezes em confrontos físicos. Quando um macho alpha perde uma luta, ele perde o seu estatuto de alpha.

O oposto do macho alfa é o macho ômega, o elemento mais fraco do grupo e submisso a todos os outros. Já o macho beta, é o segundo na hierarquia, assumindo a primeira posição quando o alfa morre ou quando perde esse estatuto.

A etologia (ramo da zoologia) revela que se uma mãe tem uma posição elevada na hierarquia, e se tiver uma cria que é macho, este tem uma maior possibilidade de se tornar um macho alpha. No caso concreto dos chimpanzés, muitas vezes os animais que não são dominantes escondem ou fingem não encontrar comida quando estão perto de um macho alpha. Desta forma, podem comer sozinhos quando o macho alpha não está presente.

Data de atualização: 01/03/2017.