Significado de In vino veritas

O que é In vino veritas:

In vino veritas é uma frase em latim que significa “no vinho está a verdade”, utilizado como provérbio para expressa a sensação de “liberdade” provocada pelo álcool.

A expressão completa desta expressão latina seria in vino veritas, in aqua sanitas, que significa “no vinho está a verdade, na água está a saúde”.

De acordo com a história, o provável autor deste provérbio para o latim seria o filosofo Caio Plínio Cecílio Segundo, mais conhecido por “Plínio, o Velho”.

Com esta expressão, os antigos romanos queriam dizer que quando as pessoas que estão sob o efeito do vinho (álcool), perdem a vergonha e fazem com que as verdades possam ser reveladas.

Para o historiador romano Tácito, as pessoas nunca conseguem mentir de forma eficaz quando estão bêbadas, levando a crer que aquilo que revelam quando estão sob o efeito da bebida alcoólica seja verdade.

Alguns pesquisadores acreditam que a origem deste provérbio seja grego, criado pelo poeta lírico Alceu de Mitilene, e que tenha sido apenas traduzido por Plínio, o Velho para o latim.

O filosofo Platão teria mencionado esta expressão em “O Banquete”, uma série de discursos de ideias platônicas sobre a natureza e o amor.

Ver também o significado de Omnia vincit.

Data de atualização: 11/07/2016.