Calcanhar de Aquiles
Calcanhar de Aquiles é uma expressão popular que significa o ponto fraco de alguém e transmite a ideia de fraqueza e vulnerabilidade. É o ponto onde uma pessoa se sente mais frágil, não possuindo domínio suficiente para controlar uma determinada situação.
Exemplo:
Era um jovem promissor na carreira que escolhera, mas, infelizmente a droga e o álcool foram o seu calcanhar de Aquiles.
Além de pessoas, o calcanhar de Aquiles também designa o ponto vulnerável de uma organização, de um projeto ou de uma tarefa a ser realizada.
Exemplo:
O calcanhar de Aquiles das compras pela Internet é a demora na entrega dos produtos encomendados.
Muitas dores no calcanhar acontecem devido a uma lesão no tendão de Aquiles, o maior tendão do corpo humano. A tendinite de Aquiles é um desses exemplos e consiste em uma inflamação desse tendão.
Calcanhar de Aquiles na Mitologia Grega
Segundo a mitologia grega, Aquiles era um grande guerreiro, filho do rei Peleu (rei dos mirmidões) e de Tétis, deusa grega do mar. Tétis tencionava garantir a imortalidade do seu filho ao mergulhá-lo nas águas do rio Estige. Foi dessa forma que Aquiles tornou-se invulnerável, exceto no único ponto por onde Tétis o segurou e que não foi molhado: o calcanhar.
Aquiles venceu muitas batalhas na Guerra de Tróia, porém uma profecia indicava que morreria nessa guerra. E assim foi. Após matar Heitor e arrastar o seu corpo por Tróia, Páris, irmão de Heitor trespassou uma flecha pelo calcanhar do guerreiro Aquiles e o matou.
Veja também: