Significado de Infinito

O que é Infinito:

Infinito é um adjetivo ou substantivo masculino na língua portuguesa, utilizado para definir algo que não tem limites ou fim; que não teve um princípio e nunca terá um fim; que durará para sempre.

O infinito também está relacionado com o que é muito grande, gigantesco ou inexplicavelmente enorme. Exemplo: "o espaço sideral é infinito".

Algumas figuras de linguagem hiperbólicas, como "infinitas alegrias" ou "infinita saudade", são constantemente utilizadas como um modo de simbolizar a intensidade de determinado sentimento.

No âmbito religioso, Deus é sempre associado ao "Infinito", pois é o criador do Universo, existindo desde sempre e, segundo as doutrinas cristãs, permanecerá existindo mesmo após o fim de tudo.

Etimologicamente, a palavra "infinito" surgiu do latim "infinitu", que significa a ilimitabilidade das coisas, ou seja, o que é incontável, infindavelmente vasto e numeroso.

O conceito do infinito já foi tema de vários trabalhos artísticos, tanto no cinema, como na música. Por exemplo, a cantora brasileira Marisa Monte lançou o sétimo álbum de estúdio sobre o título "Infinito Particular", apenas com músicas autorais.

Veja também o significado de Oito Deitado.

Símbolo do infinito

Símbolo do InfinitoO infinito é representado simbolicamente através do Oito Deitado, que também possui uma denotação ligada ao potencial divino e de eternidade.

O oito deitado também é conhecido como lemniscata, que significa uma curva geométrica em formato de oito, e é um termo oriundo do latim.

A imagem do oito deitado não tem começo e nem fim, por isso é adotado por diversas áreas espirituais, simbolizando o infinito da evolução física e espiritual.

Saiba mais sobre o significado do símbolo do infinito.

Data de atualização: 02/02/2016.