Significado de Insumo

O que é um Insumo:

Insumo é um substantivo masculino da área da economia e indústria, que significa cada um dos elementos essenciais para a produção de um determinado produto ou serviço.

Insumo deriva do termo em latim insumere, que significa despender, no sentido de "fazer uso de".  Em inglês, a palavra insumo é traduzida por input, ou seja, aquilo que é introduzido no processo de produção de um produto final (output).

Um insumo pode ser visto de duas vertentes: como fator de produção ou como matéria-prima. Os insumos considerados factores de produção podem ser: máquinas, horas de trabalho, capital, etc.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à diferença entre insumo e matéria-prima. A matéria-prima é considerada um insumo, mas um insumo é mais do que uma matéria prima. A matéria-prima é o material base ou mais importante de um produto. Mas para transformar a matéria-prima no produto final é preciso outros insumos que são usados nesse processo.

Na área da saúde, um insumo farmacêutico é uma substância química ou complemento que é utilizado na produção de um medicamento, sendo um dos primeiros passos da indústria farmacêutica.

Quanto mais complexo for o produto final, mais insumos são necessários. Por exemplo: um carro, precisa de vários insumos, como aço, borracha, plástico, vidro, componentes eletrônicos, etc.

Se um insumo tiver muita procura e a oferta não for muito grande, o seu valor aumenta. Por esse motivo, o preço de um produto que tenha um insumo de elevado valor, também vai ter um preço alto.

Alguns sinônimos de insumo podem ser: factores, input, materiais, matéria-prima, etc.

Insumos agrícolas

Os insumos agrícolas são insumos de produção que são utilizados na obtenção de produtos agrícolas, sejam vegetais ou animais.

Podem ser categorizados em:

  • Insumos mecânicos: Todos os equipamentos e máquinas usadas para a preparação e manutenção dos produtos. Ex: tratores, sistemas de irrigação, etc.
  • Insumos biológicos: Elementos que são de origem vegetal ou animal. Ex: Adubos, plantas, etc;
  • Insumos minerais ou químicos: Produtos provenientes de rochas ou fabricados em laboratórios. Ex: fertilizantes, agrotóxicos, etc.

Data de atualização: 30/04/2014.