Significado de Lagarta

O que é uma Lagarta:

Lagarta é o nome dado para alguns insetos quando estão na sua fase inicial da metamorfose. São larvas, majoritariamente segmentadas, que posteriormente se transformarão em borboletas, mariposas ou outros insetos da ordem dos Lepdoptera.

lagarta

As características físicas das lagartas se diferenciam de acordo com a espécie. Normalmente são verdes ou pretas (para não chamar a atenção dos predadores), mas também podem ser extremamente coloridas, neste caso, por norma, as lagartas possuem toxinas que podem ser mortais.

As lagartas se alimentam de forma voraz, principalmente de folhas, frutas ou, em alguns casos, de animais, como a pele de animais vivos ou de outros insetos. Em alguns casos, as lagartas podem ser consideradas perigosas pragas, pois são capazes de destruir plantações inteiras.

Veja o significado de frutas.

Como dito, as lagartas consistem na forma do primeiro estágio do processo de metamorfose de alguns insetos. Após algumas semanas se alimentando e mudando de pele (período este conhecido por ínstar), a lagarta limpa o seu estômago e se fixa num local para iniciar a segunda fase: o surgimento da pupa ou crisálida.

Quando este casulo se rompe, o inseto atinge a sua fase completa. No caso da maioria das lagartas, após a completa metamorfose, estas são transformadas em borboletas e mariposas, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado da Metamorfose.

Características da lagarta

As lagartas podem apresentar diferentes características físicas, de acordo com a espécie que representam. No entanto, existem algumas particularidades destes animais que são compartilhadas entre todas as espécies:

  • Estrutura corporal mole;
  • Corpo segmentado e cilíndrico, com vários pares de patas;
  • Alimentação predominantemente de plantas;
  • Algumas espécies podem ser cobertas por pelos (normalmente venenosos);
  • Média de seis pares de olhos, que apenas detectam a luz;
  • Mandíbula forte;
  • Sofrem metamorfose.

Data de atualização: 02/01/2019.