Significado de Licenciatura

O que é Licenciatura:

Licenciatura é um grau acadêmico recebido por um indivíduo que finaliza seus estudos em uma instituição de ensino superior, normalmente uma faculdade ou universidade; o ato de licenciar alguém a algo

A licenciatura é uma categoria do curso de ensino superior que permite aos licenciados o exercício do magistério, ou seja, podem lecionar, dar aulas sobre a área de estudo que se licenciaram, para o Ensino Fundamental ou Médio. Em outras palavras, os cursos de licenciatura estão voltados para o campo das investigações educacionais. 

Normalmente, os cursos de licenciatura possuem as mesmas disciplinas que os de bacharelado, com um acréscimo de matérias voltadas para o ensino pedagógico e técnicas de didática, para auxiliar na "arte de ensinar".

Saiba mais sobre o significado de grau de instrução.

No Brasil, a licenciatura está disponível em diversos cursos de graduação, como Artes Cênicas, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Química, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia, entre outras. 

A licenciatura pode possuir significados distintos entre países, como é o caso entre o Brasil e Portugal. Em terras lusitanas, a licenciatura é dividida entre Pré-Bolonha e Pós-Bolonha. Na licenciatura Pré-Bolonha, o grau de licenciado só era concedido ao final de 4 a 6 anos de curso; nos cursos de licenciatura Pós-Bolonha, o grau de licenciado é garantido após os três primeiros anos de curso, sendo o último ano destinado para o mestrado (cursos com mestrado integrado). Este último modelo é o que mais se aproxima dos cursos de bacharelado brasileiro.

Veja mais sobre o significado de mestrado.

Licenciatura plena

Os cursos de licenciatura plena​, também conhecidos por magistérios, são destinados a formar professores da Educação Básica e Infantil no Brasil.

O grau de licenciatura plena pode ser ofertado por universidades, centros de ensino superior ou instituições não universitárias.

Licenciatura à distância

A licenciatura à distância é uma modalidade de ensino superior que se fortificou com o avanço da internet e dos softwares de comunicação social online.

Os alunos não assistem aulas presenciais com os professores, mas sim através de vídeos, áudios ou textos. Normalmente, os estudantes devem se dirigir à uma instituição de ensino superior qualificada apenas para realizar provas de avaliação.

Licenciatura e Bacharelado

No Brasil, a diferença entre os cursos de ensino superior em regime de licenciatura e bacharelado é bastante evidente. 

Nos cursos de licenciatura, os alunos têm disciplinas pedagógicas, com o intuito de "aprender a ensinar"; a licenciatura é destinada para quem deseja seguir trabalhando como um educador. Enquanto que, os cursos de bacharelado são voltados para o indivíduos que almejam seguir o mercado de trabalho.

Aprenda mais sobre os conceitos de bacharelado e bacharel e veja também o significado de Ensino Superior.

Data de atualização: 04/12/2018. O significado de Licenciatura está na categoria: Geral