Significado de Bacharel

O que é Bacharel:

Bacharel é a designação de alguém que concluiu o grau de bacharelado ou do curso que confere o grau de bacharel.

Para um indivíduo receber o título de bacharel, é necessário que ele faça todas as cadeiras de uma faculdade de nível superior, mas em alguns países, bacharel continua sendo apenas o indivíduo que concluiu o ensino secundário, ou ensino médio.

No Brasil, o bacharelado é conferido na maioria dos cursos de graduação, como Engenharia, Matemática, Letras, Direito, Sociologia, Economia, Administração, Contabilidade, Comunicação social, Farmácia, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem etc.

Na Idade Média, este grau acadêmico era conferido a alguém que preparava a licenciatura, e o autorizava a dar lições, ao mesmo tempo que continuava os seus estudos. Nesta altura, o bacharel também podia intervir na eleição dos professores.

Ver também: significado de grau de instrução.

Bacharelado e licenciatura

A principal diferença entre o bacharelado e licenciatura é que o primeiro está mais direcionado para o mercado de trabalho, concedendo ao bacharel competências para atuar no contexto laboral. A licenciatura transmite ao aluno ferramentas que o capacitam a ser professor, transmitindo o que aprendeu a outras pessoas.

Tanto o bacharelado como a licenciatura possibilitam a continuação da carreira acadêmica, através de uma especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Ver também: significado de Licenciatura.

Data de atualização: 02/06/2017. O significado de Bacharel está na categoria: Geral