Significado de Luz azul

O que é Luz azul:

Luz azul é um tipo de luminosidade emitida na cor azul, normalmente utilizada em sessões de cromoterapia.

Nas sessões de cromoterapia, a luz azul teria a capacidade de relaxamento, transmitindo uma sensação de paz, bem-estar e tranquilidade para a pessoa exposta.

Esta cor, supostamente, seria responsável pela redução da pressão arterial que, consequentemente, provocaria um efeito analgésico e de relaxamento.

Saiba mais sobre o significado da cromoterapia.

No entanto, existem estudos que alegam ser bastante prejudicial à saúde a exposição excessiva a luz azul.

A luz que é emitida por aparelhos eletrônicos, como smartphones, computadores e tablets, por exemplo, de acordo com alguns pesquisadores, seriam responsáveis pela perda de sono.

Saiba mais sobre a cor azul.

A luz azul impede a produção de um hormônio chamado melatonina, responsável em ditar o ritmo do “relógio biológico” de cada ser humano, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Harvard.

Pelo fato da luz azul emitir uma luminosidade semelhante ao da luz do dia para o cérebro, o organismo interpreta como se não fosse necessário a produção da milatonina – essencial para despertar os sintomas do sono, como o bocejo, a preguiça e o fecha dos olhos.

O recomendável é evitar estar em contato com a luz azul antes de ir dormir, para que o organismo não confunda as luzes artificiais emitidas pelos aparelhos eletrônicos, e que possa produzir a quantidade normal dos hormônios necessários para manter um sono saudável.

Luz azul no Espiritismo

Para a doutrina Espírita, a luz azul é utilizada como ferramenta para a “limpeza da aura”, ou seja, age como um purificador espiritual.

Assim como na cromoterapia, para os espíritas, a luz azul é excelente contra os sentimentos de angústia, ansiedade e insônia.

Saiba mais sobre o significado do Espiritismo.

Data de atualização: 10/10/2016.