Significado de Metrossexual

O que é Metrossexual:

Metrossexual é uma junção das palavras “metropolitano” (cidade, metrópole) e “sexual”, cujo significado se refere a um homem urbano que se preocupa em cuidar da aparência.

O metrossexual gosta de se vestir bem e de estar na moda. Investe em vestuário e acessórios sofisticados, frequenta cabeleireiros e institutos de beleza, cuida da pele, usa cosméticos, bons perfumes, faz manicure, pedicure, depilação, etc.

A origem do termo metrossexual

O termo se originou na década de 1990 pelo jornalista Mark Simpson, mas se popularizou apenas em 2002, com a publicação de um artigo de Simpson durante a Copa do Mundo de Futebol, quando o jogador David Beckham posou para uma revista gay no Reino Unido.

Mark Simpson considerou Beckham “o maior metrossexual da Grã-Bretanha”, pelo seu narcisismo ao dizer que adorava ser olhado, tanto por homens como mulheres.

O inglês David Beckham, jogador de futebol, heterossexual, casado e com filhos, foi sempre uma imagem emblemática de um homem metrossexual.

Comportamento metrossexual

O comportamento do metrossexual pode gerar comparações com um homossexual. No entanto, o que marca o comportamento do metrossexual é o seu estilo vaidoso e os cuidados excessivos com a imagem, que antes eram considerados exclusivos do universo feminino.

Os homens metrossexuais se vestem bem, usam roupas e acessórios elegantes, fazem depilação e usam cosméticos para a pele e cabelos.

Mas isso não tem a ver com sua orientação sexual. O metrossexual pode ser heterossexual, homossexual ou bissexual, não importa. O que define a metrossexualidade é sua vaidade e preocupação com a aparência.

Esse novo comportamento tem contribuído para que o mercado de produtos de beleza e moda voltados para o público masculino tenha aumentado de forma significativa.

Os metrossexuais estão por dentro das tendências da moda, investem seu dinheiro em roupas, acessórios e até mesmo em salões de beleza, comportamento que há algumas décadas atrás estava mais restrito às mulheres.

Veja também o significado de retrossexual, ubersexual e lumbersexual.

Data de atualização: 08/05/2019.