Significado de Diretrizes

O que são Diretrizes:

Diretrizes são orientações, guias, rumos. São linhas que definem e regulam um traçado ou um caminho a seguir. Diretrizes são instruções ou indicações para se estabelecer um plano, uma ação, um negócio etc.

No sentido figurado, diretrizes são as normas de procedimento. Diretriz é o feminino de diretor, aquele que dirige ou que orienta.

Em Geometria, diretriz é uma linha sobre a qual se faz correr outra linha ou superfície, na geração de figura plana ou sólida. Diretriz de projeção é uma reta ou o plano, que se fixa a direção das retas, ou dos planos projetantes. Diretriz de uma cônica é a reta fixa que, juntamente com um ponto fixo (foco) permite definir a cônica como o lugar geométrico dos pontos cujas distâncias a um ponto fixo e a uma reta fixa estão numa razão constante.

Diretrizes na educação

A Lei de Diretrizes e Bases estabelece as diretrizes e bases da educação Nacional. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) disciplina a educação escolar brasileira, que se desenvolve por meio do ensino, em instituições próprias. Foi criada em 1961. Uma nova versão foi aprovada em 1971 e a terceira, ainda vigente, foi aprovada em 29 de dezembro de 1996.

A educação no Brasil, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases divide-se em dois níveis, a educação básica e a educação superior. A educação básica compreende três etapas: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

A Educação a Distância (EaD) foi regulamentada pelo Decreto – Lei nº 2.494 de 10 de fevereiro de 1998 do Ministério da Educação, regulamentando o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O significado de Diretrizes está na categoria: Geral