Significado dos Maias

O que são os Maias:

Os maias formaram uma civilização que habitou parte da América Central, durante um dos mais longos períodos da era pré-colombiana: aproximadamente 2,5 mil anos antes de Cristo até o começo do século XVI.

A civilização maia estava espalhada entre uma série de cidades-estado que ocupavam a região sul do México, Guatemala, Honduras, Belize e El Salvador.

Mesmo sendo uma das civilizações pré-colombianas mais antigas, os maias não chegaram a construir um império, como os Incas e os Astecas fizeram, por exemplo.

A sociedade maia era formada por três principais núcleos: a nobreza (primeira classe); os cobradores de impostos e mestres de cerimônias (segunda classe); e os camponeses e artesãos (terceira classe).

Os membros da primeira e segunda classe habitavam as cidades, enquanto os camponeses viviam nas periferias e eram obrigados a pagar elevados impostos aos seus líderes.

A mobilidade social não era comum na sociedade maia. Portanto, o indivíduo que nascia numa determinada classe, não tinha possibilidade de ascender a outros níveis sociais.

Economicamente, o povo maia vivia da agricultura, através do cultivo de algodão, tomate, batata, cacau e outras frutas. Também se dedicavam a criar alguns animais, como perus e abelhas.

O declínio da civilização Maia, ao contrário dos outros impérios pré-colombianos, não foi motivado pela invasão espanhola no século XVI. Neste período, os Maias já se encontravam em crise, provavelmente por causa das constantes guerras, aliado a um grave problema na produção agrícola, fazendo com que a população maia perecesse.

No entanto, existem aproximadamente 4 milhões de descendentes do povo Maia nos dias de hoje, que habitam aldeias e regiões da América Central.

Profecias Maias

Uma das profecias maias mais famosas foi a do suposto “fim do mundo”, programado para o dia 21 de dezembro de 2012, de acordo com a interpretação contemporânea feita a partir do calendário Maia.

No entanto, de acordo com os especialistas e estudiosos da cultura maia, esta civilização não fazia profecias ou previsões para o futuro. Apenas se limitavam a prevê o destino de uma pessoa ou cidade a partir da analise do calendário, e com base em seus princípios religiosos.

Calendário Maia

Os maias são conhecidos pelo seu complexo e preciso calendário que, na realidade, consiste na junção de diversos outros calendários distintos.

Os calendários dos maias eram construídos em forma de pirâmides, que também serviam como observatórios dos sacerdotes astrônomos.

Religião

Os maias eram politeístas, ou seja, cultuavam diferentes tipos de deuses. Porém, existiam quatro divindades principais na religião maia, conhecidos por bacabs, e que representavam diferentes aspectos da natureza.

Os sacrifícios humanos eram comuns em rituais dedicados aos seus deuses. Normalmente, as pessoas sacrificadas eram prisioneiros de guerra capturados de outras tribos, por exemplo. Pelo fato de serem consideradas “seres puros”, muitas crianças também eram oferecidas nos sacrifícios Maias.

Outra particularidade da religião Maia é a ausência do conceito dualista do “bem” e do “mal”.

Cultura

Artisticamente, os maias produziam cerâmicas e tecidos tingidos, além de enormes construções arquitetônicas, como templos e pirâmides que utilizavam como observatórios astronômicos ou para rituais aos deuses.

Os maias também se destacaram no ramo dos estudos astronômicos e matemáticos. São conhecidos por terem criado as casas decimais e o conceito do valor de zero, por exemplo.

A língua oficial que era falava pelos maias era o Yucatãn, no entanto também falavam diferentes tipos de dialetos, formados a partir de influências absorvidas de outros grupos culturais menores.

Os maias desenvolveram um sistema de escrita que, assim como os egípcios, era baseado no uso de hieróglifos. O interior dos templos e pirâmides serviam de espaço para que acontecimentos importantes pudessem ser registrados pelos sacerdotes Maias.

Ver também: o significado de Hieróglifo.

Maias, Astecas e Incas

São importantes civilizações pré-colombianas que ocuparam diferentes regiões do continente americano durante períodos de tempo distintos.

Cada cultura é conhecida pelas suas particularidades e avanços notórios em várias áreas do conhecimento humano, como a matemática, a astronomia, a agricultura, a arquitetura, as artes e etc.

Saiba mais sobre as semelhanças e diferenças entre os Maias, Astecas e Incas.

Data de atualização: 28/08/2019.