Significado de Hieroglifo

O que é Hieroglifo:

HieroglifoHieroglifo é um extinto modelo de escrita pictográfica, utilizado principalmente pela antiga sociedade egípcia e por alguns grupos indígenas americanos, como os maias e os astecas.

A linguagem hieroglífica é considerada enigmática e de difícil compreensão, isso por existirem aproximadamente sete mil tipos de sinais diferentes.

Embora os hieroglifos façam parte de outras civilizações, foram os egípcios os que mais utilizaram este tipo de escrita.

Alguns estudiosos consideram os hieroglifos a escrita organizada mais antiga do mundo, datada aproximadamente há mais de quatro mil anos antes de Cristo.

Etimologicamente, este termo se originou a partir da junção de duas palavras gregas: hierós, que significa “sagrado” e glýphein, que quer dizer “escrita”.

Os hieroglifos eram expressos através de símbolos e desenhos, que podiam representar ideias, conceitos, objetos, animais e até emoções ou sentimentos.

Por ser considerada uma escrita sagrada, os hieroglifos eram utilizados apenas por sacerdotes, membros da realeza e escribas, que tinham o poder de interpretar os símbolos e reproduzi-los.

Com o passar dos séculos e devido a sua complexidade, a escrita hieroglífica foi sendo esquecida, até entrar no completo desuso. O último registro hieroglífico teria sido feito por volta do século V d.C.

Apenas no século XIX que parte dos hieroglifos egípcios teriam novamente sido decifrados, quando o egiptólogo e linguista francês Jean-François Champollion, entre os anos de 1822 e 1824, teria traduzido alguns textos da famosa Pedra de Roseta. 

Ver também: o significado de Ideograma.

Hieroglifos egípcios

Para os egípcios, os hieroglifos eram uma escrita sagrada, utilizada apenas com propósitos religiosos, como em paredes de templos, em túmulos ou sarcófagos.

Os egípcios chamavam os hieroglifos de medju-netjer, que significa “palavras dos deuses”. De acordo com a mitologia egípcia, teria sido a deusa Seshat a criar os hieroglifos e o deus Thoth ensinado esta linguagem aos egípcios.

Os hieroglifos egípcios teriam sofrido algumas transformações ao longo dos milênios em que foi utilizado.

O hierático era uma variante mais estilizada e cursiva do hieroglifo, ideal para a pintura em papiros ou objetos de barro.

Com a crescente influência grega, a escrita se alterou para o demótico, quando os hieroglifos passaram a ser representados de maneira ainda mais estilizado, absorvendo inclusive alguns dos sinais da escrita grega.

A crença do povo egípcio de que os hieroglifos tinham poderes mágicos era bastante forte. Diziam que o nome de uma pessoa, quando escrito em hieroglifo, incorporava toda a energia e alma daquele ser.

Se o nome fosse danificado, a identidade da pessoa se perderia. Por esta razão, normalmente os faraós sempre destruíam as placas com as inscrições dos nomes de imperadores que sucediam ou de quem eram inimigos.

Hieróglifo ou hieroglifo

Ambas as grafias estão corretas na língua portuguesa: hieróglifo ou hieroglifo.

De acordo com a norma, esta palavra aceita os dois tipos diferentes de pronúncia, podendo, assim, apresentar ou não o acento agudo na letra “o”. 

O significado de Hieroglifo está na categoria: Geral