Significado de Memorando
O que é um Memorando:
Memorando é um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos.
Os memorandos servem como um meio de transmitir uma informação para funcionários de um mesmo local de maneira rápida e menos burocrática. Para isso, as respostas deste ato administrativo devem ser feitas no próprio memorando, evitando o acúmulo de documentações.
A principal particularidade deste gênero textual é a objetividade. Por fazer parte da comunicação interna de um meio comercial, o memorando deve ser feito com uma linguagem breve, direta e precisa.
Além de assumir uma posição de impessoalidade, o memorando também apresenta uma linguagem formal, assim como uma estruturação uniformizada.
Por norma, o modelo de memorando mais utilizado costuma conter os seguintes pressupostos:
- Timbre da instituição;
- Número do memorando;
- Remetente;
- Destinatário, sendo este mencionado pelo cargo que ocupa;
- Indicação do assunto;
- Local e data;
- Corpo da mensagem, ou seja, o próprio texto;
- Despedida;
- Assinatura e cargo.
Caso a comunicação seja feita para uma autoridade, esta deve seguir o modelo de uma carta ou ofício, uma vez que o memorando representa um molde menos burocrático e formal do que as outras opções.
Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim memorandus, que significa "o que deve ser lembrado", sendo este derivado do verbo memorāre ("relembrar", "lembrar" ou "memorar").
Ver também: significado de Ofício.