Significado de Memorando

O que é um Memorando:

Memorando é um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos.

Os memorandos servem como um meio de transmitir uma informação para funcionários de um mesmo local de maneira rápida e menos burocrática. Para isso, as respostas deste ato administrativo devem ser feitas no próprio memorando, evitando o acúmulo de documentações.

A principal particularidade deste gênero textual é a objetividade. Por fazer parte da comunicação interna de um meio comercial, o memorando deve ser feito com uma linguagem breve, direta e precisa.

Além de assumir uma posição de impessoalidade, o memorando também apresenta uma linguagem formal, assim como uma estruturação uniformizada. 

Por norma, o modelo de memorando mais utilizado costuma conter os seguintes pressupostos:

Modelo de Memorando

  • Timbre da instituição;
  • Número do memorando;
  • Remetente;
  • Destinatário, sendo este mencionado pelo cargo que ocupa;
  • Indicação do assunto;
  • Local e data;
  • Corpo da mensagem, ou seja, o próprio texto;
  • Despedida;
  • Assinatura e cargo.

Caso a comunicação seja feita para uma autoridade, esta deve seguir o modelo de uma carta ou ofício, uma vez que o memorando representa um molde menos burocrático e formal do que as outras opções.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim memorandus, que significa "o que deve ser lembrado", sendo este derivado do verbo memorāre ("relembrar", "lembrar" ou "memorar").

Ver também: significado de Ofício.

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