Metaverso: o que é, como funciona e exemplos
Metaverso é o nome dado a um ambiente virtual de realidade aumentada. A criação desse espaço pretende revolucionar a forma de usar e viver a internet, experimentando o ambiente virtual como uma extensão do mundo real.
O metaverso ainda está sendo desenvolvido por grandes empresas de tecnologia, como a Meta (Facebook) e a Microsoft. Entretanto, já é possível ter experiências "típicas de metaverso" em várias plataformas, especialmente as de jogos online.
O termo metaverso surgiu pela primeira vez em um livro de ficção científica chamado Snow Crash, do autor Neal Stepherson, publicado em 1992. O enredo contava sobre pessoas que utilizavam avatares e viviam em um mundo virtual para escapar da realidade.
Mesmo não sendo um conceito novo, nos últimos anos os investimentos para desenvolvimento do metaverso têm crescido e ele vem sendo apresentado como o futuro da internet, a Web 3.0
Como funciona o metaverso
O metaverso ainda está sendo construído, mas já são conhecidos os objetivos e alguns recursos que estarão presentes nesse tipo de plataforma. Pretende-se que o metaverso seja um mundo virtual em 3 dimensões, a experiência de usabilidade da internet deixaria de ser em duas dimensões (2D), para o 3D. Cada pessoa também teria um avatar (uma espécie de bonequinho) que a representaria nesse universo.
Como o metaverso pretende ser uma extensão da realidade, seria possível comprar casas e terras virtuais, trabalhar, investir, diverti-se, entre outros aspectos da vida real. E utilizando tecnologias já conhecidas, como realidade aumentada, hologramas, criptomoedas, NFT (Token não fungível) e as redes sociais.
Será um ambiente de imersão, onde o usuário irá interagir com a internet como se tivesse dentro dela. Esse é um dos desafios para a futura popularização do metaverso. Pois um ambiente de imersão virtual necessita de apetrechos como óculos de realidade virtual e fones de ouvido de alta qualidade, que não são acessíveis à maioria da população mundial.
Outro obstáculo é a necessidade de internet de alta velocidade para todos. Em um ambiente virtual tão rico em detalhes, velocidade nos downloads e carregamentos é essencial para a usabilidade.
Por enquanto, ainda se está em um estágio inicial de desenvolvimento dos projetos. Apesar de vários recursos já estarem delineados, ainda há mais perguntas do que respostas sobre como será o metaverso. Por exemplo, ainda não se sabe se cada empresa de tecnologia terá o seu metaverso ou se esses serão interligados.
Saiba mais sobre como funciona um Holograma.
Exemplos de metaverso
O metaverso está sendo desenvolvido por grandes empresas tecnológicas, entretanto plataformas dedicas a jogos online já tem oferecido experiências que podem ser consideradas parte do metaverso, como realidade aumentada, a utilização de NFTs, entre outros. Alguns exemplos dos jogos que oferecem essas experiências são:
Decentraland
O jogo é um dos exemplos mais conhecidos de metaverso. Há a possibilidade de comprar lotes de terra digital em NFT e construir o que o participante quiser. O jogo também tem a sua própria moeda, MANA, que faz parte do mercado das criptomoedas.
Meta Horizons
É o jogo de realidade alternativa da Meta (Facebook). É uma experiência de metaverso que exige a utilização de óculos e fones especiais.
Pokemon Go
É considerado um dos jogos em metaverso. A experiência mistura a realidade com o mundo virtual e é possível ver os personagens do jogo no cenário real, através do celular.
Fortnite
É um jogo que possibilita a construção de uma vida para o avatar dentro da plataforma. Em 2021, a cantora norte-americana Ariana Grande fez um show ao vivo dentro da plataforma. Esse é o tipo de evento que se pretende que seja comum dentro do metaverso.