Significado de Manufatura

O que é Manufatura:

Manufatura significa obra feita à mão. Manufaturar é produzir com trabalho manual. No processo manufatureiro vigora a divisão do trabalho, onde cada operário realiza uma operação utilizando instrumentos individuais. A manufatura sucedeu o artesanato, no século XV, como forma de produção e organização de trabalho.

Manufatura é um estabelecimento fabril em que a técnica de produção é artesanal, mas o trabalho é desempenhado por grande número de operários, que devem cumprir uma jornada de trabalho com hora para iniciar e terminar, sob a direção de um patrão.

Embora o termo “manufatura” tenha sua origem nas "oficinas manuais", hoje a expressão é usada para fazer referência às fábricas ou a um grande estabelecimento industrial. O termo “produto manufaturado” é usado para nominar os bens produzidos nas indústrias.

Manufatura Enxuta

Manufatura  enxuta é uma filosofia operacional criada no Japão após a II Guerra Mundial, especificamente na fábrica da Toyota, com a finalidade de eliminar desperdícios e se tornar competitiva diante das empresas automobilísticas americanas.

A produção enxuta visa uma manufatura flexível, com estoques baixos, com a redução de quebras e falhas, layouts enxutos, a identificação das atividades que agregam valor ao produto etc. O objetivo primordial é atender às necessidades dos clientes no tempo certo.

Manufatura reversa

Manufatura reversa é uma inovação tecnológica que permite recuperar materiais e matérias primas que fazem parte do chamado lixo eletrônico, seguindo o princípio de perder menos e preservar mais, de desconstruir para reconstruir.

Com o princípio da sustentabilidade, essa tecnologia permite recuperar produtos sucateados como refrigeradores, eletroeletrônicos, celulares, baterias, informática, catalizadores, entre outros, que após um processo de triagem, são desmontados, classificados, triturados, compactados e encaminhados para novo processo produtivo, na forma de matéria prima.

Maquinofatura

Maquinofatura é a indústria mecanizada, que surgiu com a evolução das manufaturas, com a introdução de motores a vapor para movimentar as máquinas que dependiam da força humana, dos animais, dos ventos ou da água.

O uso da máquina aumentou a velocidade e o volume da produção, o trabalhador passou a produzir uma quantidade muito maior de produtos em tempo bastante menor, se comparado à manufatura, foi o começo da indústria moderna. O trabalhador passou a alimentar a máquina, controlar sua velocidade e zelar por sua manutenção.

Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi o resultado de um processo de grandes transformações no modo de produção das mercadorias, que teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII.

A manufatura foi aos poucos sendo substituída pela maquinofatura. Os donos de oficinas manufatureiras começaram a investir em novas técnicas de produção e em novas tecnologias, como a máquina a vapor e o tear mecânico.

 A introdução cada vez maior de máquinas nas oficinas provocou uma revolução na produção de mercadorias. Foi o início da “Primeira Revolução Industrial”, caracterizada pela divisão do trabalho e especialização do trabalhador em determinada tarefa, pelo emprego de máquinas movidas a energia calorífica do carvão mineral, pelo trabalho assalariado e pela produção em massa e padronizada.

A descoberta de novas fontes de energia - o petróleo, a água (usinas hidrelétricas), o urânio e outras invenções, datadas entre a segunda metade do século XIX e aproximadamente a primeira metade do século XX, fazem parte da “Segunda Revolução Industrial”.

A partir da década de 1970, o desenvolvimento da eletrônica e o surgimento da informática possibilitaram a introdução de novas técnicas de produção. Iniciou-se uma nova fase da indústria, conhecida como “Terceira revolução Industrial”.

O significado de Manufatura está na categoria: Geral