O que é Preconceito
Preconceito é um juízo preconcebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.
É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento crítico ou lógico.
O preconceito é resultado da ignorância das pessoas que se prendem às suas ideias preconcebidas, desprezando outros pontos de vista. Muitas vezes atitudes preconceituosas podem se manifestar como raiva e hostilidade.
Como dito, o preconceito pode ser fruto de uma personalidade intolerante, que toma a si próprio, seu modo de ser e de viver como padrão, desprezando qualquer outra ideia que ultrapasse aquilo que considera como "normal".
Existem diferentes manifestações e tipos de preconceito, as formas mais comuns são o preconceito racial, de gênero, linguístico, religioso e relacionado com a nacionalidade de uma pessoa.
O preconceito está no domínio da crença por ter uma base irracional, não sendo um conhecimento fundamentado no argumento ou no raciocínio.
Tipos e exemplos de preconceitos
Preconceito racial
O preconceito racial é baseado na ideia da superioridade de uma raça ou etnia. Esse tipo de preconceito acontece sobre a forma de racismo.
O racismo pode ser manifestar de várias formas, seja com estereótipos, palavras ofensivas, piadas (racismo recreativo) e até mesmo como parte das instituições.
Conforme frisa o autor Sílvio de Almeida, o racismo compõe as estruturas sociais, que mantém a exclusão de grupos racializados.
Veja mais sobre racismo.
Preconceito de gênero e de sexualidade
O preconceito de gênero pode se manifestar em forma de machismo e misoginia, que é o preconceito de gênero baseado em uma cultura patriarcal que sustenta a ideia de dominação masculina e de que os homens são superiores às mulheres.
O machismo leva à objetificação das mulheres e pode gerar o ódio ao sexo feminino, chamado de misoginia. Esse tipo de preconceito pode culminar em diversas formas de violência: verbal, psicológica, material, física ou sexual.
Ou ainda em forma de homofobia e transfobia, que são as formas de manifestação do preconceito de gênero que recaem sobre pessoas LGBTQIA+. Vale lembrar que o Brasil é o país no mundo que mais mata pessoas trans em crimes de ódio.
Preconceito linguístico
O preconceito linguístico consiste em uma discriminação contra variedades linguísticas. Também pode se manifestar juntamente com preconceito de classe, mas em resumo tem como alvo pessoas que falam de forma "diferente" devido a algum motivo econômico ou cultural.
Assim, a dita "norma culta" é utilizada como um fator de exclusão para discriminar pessoas e desqualificar o conhecimento popular.
Marcos Bagno é um importante linguista e escritor brasileiro, que escreveu desconstruindo os mitos relacionados com a cultura brasileira e com a língua falada no Brasil.
Saiba mais sobre o Preconceito linguístico e Tipos de preconceito.
Preconceito religioso
Também existe o preconceito religioso, em que um indivíduo é discriminado pela sua fé ou prática religiosa. Quando essa fé está associada a um grupo étnico típico, também pode ser chamado de racismo religioso.
Por exemplo: em um aeroporto, caso pessoas que ficassem nervosas ao ver um muçulmano, pois partiram do princípio que todos os muçulmanos são extremistas/bombistas.
Essa é uma ideia preconcebida baseada na ignorância, e exemplifica o surgimento da maioria dos preconceitos.
Pessoas que seguem as religiões de matriz africana sofrem preconceito religioso no Brasil, muitas vezes essas religiões são injustamente demonizadas e perseguidas por cristãos fanáticos.
Preconceito com pessoas com deficiência
O preconceito com pessoas com deficiência é também chamado de capacitismo. Trata-se de ideias sem fundamento que tomam as pessoas com deficiência como incapazes e infelizes.
Ideias preconceituosas e capacitistas não levam em consideração individualidade das pessoas com deficiência enquanto seres humanos, nem as especificidades de cada tipo de deficiência.
Veja também: momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo.
Preconceito com a nacionalidade ou origem
O nome dado ao preconceito relacionado com a nacionalidade ou a origem de alguém é xenofobia. Acontece quando uma pessoa sofre discriminação por ser de determinada região ou país.
A xenofobia pode se manifestar de várias formas, entre elas, apoiar políticas anti-imigração e dificultar o acesso a bens essenciais ou oportunidades de trabalho para pessoas estrangeiras.
No Brasil, além da discriminação contra estrangeiros (especialmente latino-americanos e africanos), os nordestinos também são discriminados por sua origem, cultura e forma de falar.
Preconceito no Brasil
O Brasil é um país preconceituoso devido a sua história escravocrata e extremamente conversadora.
É importante relembrar que o preconceito no país não se limita a ações individuais, mas também está presente em estruturas sociais e instituições públicas e privadas.
Por mais que avanços relacionados com os direitos das mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e com deficiência tenham sido alcançados nas últimas décadas, ainda há um longo caminho para se chegar a uma sociedade igualitária.
Não ser discriminado devido à origem, raça, cor, credo ou gênero é um direito garantido pela Constituição Federal Brasileira. A Lei nº 7.716, de 1989, é protege todos os brasileiros contra crimes de preconceito e discriminação.
Veja também o que é discriminação e estereótipo.
- Discriminação: o que é, significado e tipos
- Estereótipo: o que é e tipos (com exemplos)
- 7 principais tipos de preconceito
- Preconceito racial (o que é, exemplos e no Brasil)
- Diferença entre preconceito, racismo e discriminação
- Racismo: conceito, tipos, causas (no Brasil e no mundo)
- O que é Sexismo
- O que é intolerância
- Misoginia
- Xenofobia: o que é, exemplos e como acontece no Brasil