Significado de Preconceito

O que é Preconceito:

Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento crítico ou lógico.

O preconceito é resultado da ignorância das pessoas que se prendem às suas ideias pré-concebidas, desprezando outros pontos de vista, por exemplo. Na maioria dos casos, as atitudes preconceituosas podem ser manifestadas com raiva e hostilidade.

Como dito, o preconceito pode ser fruto de uma personalidade intolerante, que toma a si próprio, seu modo de ser e de viver como padrão, desprezando qualquer outra ideia que ultrapasse aquilo que consideram como "normal".

Existem diferentes manifestações e tipos de preconceito, sendo as suas formas mais comuns o preconceito social, racial (racismo) e sexual (sexismo ou homofobia). Nas características comuns a grupos, atitudes preconceituosas são aquelas que partem para o campo da agressividade ou da discriminação.

O preconceito faz parte do domínio da crença por ter uma base irracional, não do conhecimento que é fundamentado no argumento ou no raciocínio.

Veja também: Os 5 momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo.

Preconceito racial

O preconceito racial é baseado na ideia da superioridade de uma raça ou etnia. Esse tipo de preconceito mostra-se sobre a forma de racismo.

O racismo pode ser evidenciado através de palavras ofensivas, mas também estão presentes nas instituições e como frisa o autor Silvio de Almeida, compõem estruturas sociais de exclusão de grupos racializados.

Preconceito de gênero

Machismo e misoginia

O preconceito de gênero é baseado em uma cultura patriarcal que sustenta a ideia de dominação masculina e de que os homens são superiores às mulheres.

O machismo leva à objetificação das mulheres e pode gerar o ódio ao sexo feminino, chamado de misoginia. Esse tipo de preconceito pode culminar em diversas formas de violência: verbal, psicológica, material, física ou sexual.

Homofobia e transfobia

A homofobia e a transfobia são outras formas de manifestação do preconceito de gênero que recai sobre pessoas de grupos lgbtqia+.

Geralmente, esse tipo de preconceito é caraterizado em atos de violência física. Vale lembrar que o Brasil é o país no mundo que mais mata pessoas trans em crimes de ódio no mundo.

Preconceito linguístico

O preconceito linguístico, que consiste numa discriminação sem fundamento contra variedades linguísticas. Esse também é um preconceito social, e tem como alvo pessoas que falam de forma diferente devido a algum motivo histórico ou cultural.

Assim, a dita "norma culta" é utilizada como um fator de exclusão para discriminar pessoas e desqualificar o conhecimento popular.

Marcos Bagno, professor, linguista e escritor brasileiro escreveu a respeito do preconceito linguístico, desconstruindo mitos relacionados com a cultura brasileira e com a língua falada no Brasil.

Saiba mais sobre o Preconceito linguístico.

Preconceito religioso

Também é possível identificar o preconceito religioso, onde um indivíduo é discriminado pela sua prática religiosa. Por exemplo: num aeroporto, muitas pessoas ficariam nervosas se vissem um muçulmano, pois partem do princípio que todos os muçulmanos são extremistas/bombistas. Esta é uma ideia pré-concebida baseada na ignorância e que exemplifica o surgimento da maioria dos preconceitos.

Algumas pessoas também são discriminadas dependendo do local onde nasceram. No Brasil, por exemplo, muitos nordestinos são discriminados por causa do preconceito que está arraigado na sociedade.

Veja também o significado da Discriminação e estereótipo.

Data de atualização: 23/11/2020.