Curiosidades da maçonaria

A maçonaria é uma associação, também chamada de ordem ou de fraternidade, que tem como princípios básicos o livre pensamento e a prática da tolerância e da moralidade.

O objetivo da ordem é ajudar no desenvolvimento espiritual e moral das pessoas que fazem parte dela (chamados de maçons), para melhorar a sociedade, deixando-a mais justa, ética e moral. 

Existe muito mistério em torno da maçonaria, inclusive a crença de que é uma ordem secreta, o que gera muita curiosidade sobre o que acontece dentro da associação.

Conheça algumas curiosidades sobre a maçonaria.

1. Os maçons usam o avental maçônico

avental

A maçonaria é uma sociedade cheia de símbolos e o avental maçônico é um deles. O avental usado pelos maçons tem vários significados dentro da fraternidade.

O uso do avental tem o significado de relembrar ao maçom que uma das suas funções é se manter em trabalho constante pelo bem da sociedade. Serve para que ele se lembre do seu objetivo de contribuir para a evolução moral e ética da sociedade.

Os maçons devem sempre vestir o avental nas sessões em que se encontram e ele só pode ser retirado depois que os trabalhos da reunião estiverem terminados.

Existem diferentes tipos de aventais maçônicos que são usados de acordo com o grau de desenvolvimento de cada integrante. Há o avental de Aprendiz, de Companheiro e de Mestre Maçom. Os aventais também têm cores e detalhes diferentes de acordo com os graus de cada maçom.

2. Existe a maçonaria feminina

Existe uma crença de que a maçonaria só é formada por homens. É verdade que grande parte dos maçons são homens, desde os primeiros registros de existência da fraternidade.

Mas também existem ordens maçônicas femininas, como a Ordem das mulheres maçons, Ordem de Amaranth, Fraternidade honorária dos antigos maçons, Ordem das mulheres maçons e Ordem social de Beauceant, entre outras.

Os ritos que acontecem nas maçonarias femininas são os mesmos que acontecem nas masculinas. São usadas roupas que identificam o grau de desenvolvimento em que a maçom está, são feitos rituais de iniciação e todas as outras práticas comuns à maçonaria.

Embora exista uma discussão a respeito da existência da maçonaria feminina, já que há maçons que não aceitam a existência de grupos formados por mulheres, a Grande Loja da França, que é um dos maiores grupos maçônicos que existem, confirmou a legitimidade da maçonaria das mulheres. 

3. Os maçons usam três pontos na escrita e na assinatura

assinatura

Na escrita os maçons usam três pontos que são colocados na forma de um triângulo. Esse fato curioso também ficou conhecido como uma das características que permite que os maçons sejam reconhecidos, mas não é por esse motivo que eles são usados.

Os três pontos na escrita têm a função de abreviar palavras e devem ser usados de acordo com algumas regras.

Por exemplo: os três pontos devem ser usados depois da primeira letra da palavra, mas é preciso verificar se a palavra que vais ser abreviada não pode ser confundida com outra.

Os três pontos também passaram a ser usados também na assinatura dos maçons e têm um significado. É um símbolo da discrição que faz parte do comportamento dos membros da maçonaria e funciona como uma lembrança dos valores discretos que devem ser seguidos pelos maçons.

Existem muitas explicações para o uso dos três pontos, como o fato de que o triângulo é a representação de Deus ou do ciclo de nascimento, vida e morte. 

4. Ateus não podem fazer parte da maçonaria

A maçonaria não é uma religião e também não segue os preceitos de nenhuma religião. Mas existe uma curiosidade a respeito da religiosidade dos integrantes da fraternidade.

Os maçons acreditam na existência de um ser divino e superior, a quem eles se referem como "Grande Arquiteto do Universo". Assim, para fazer parte da Maçonaria é preciso ter alguma crença religiosa na existência da divindade.

Não existem preconceitos quanto à religião de cada um dos maçons e todas as formas de manifestação de fé são aceitas. Só não são aceitos na ordem os ateus, ou seja, pessoas que não acreditem na existência de um ser superior.

5. Os maçons têm cumprimentos e gestos "secretos" 

maçom

Os membros da maçonaria têm algumas formas de se cumprimentar a que só eles têm acesso, é a saudação maçônica. A saudação é chamada de secreta porque não é conhecida pelas pessoas em geral, apenas têm conhecimento dela as pessoas que fazem parte da ordem maçônica.

O objetivo disso é que, ao se cumprimentar, os maçons possam se reconhecer em qualquer lugar que estejam. 

Assim como existe a saudação, os membros da maçonaria também usam gestos específicos que funcionam como códigos de comunicação entre os membros da ordem. Existem depoimentos de que os maçons têm um abraço "secreto" que também os identifica.

Veja também o significado de Maçonaria e as 5 supostas práticas da maçonaria que você precisa conhecer.

Data de atualização: 11/06/2018. Curiosidades da maçonaria está na categoria: Geral