Curiosidades da maçonaria
A maçonaria é uma associação, também chamada de ordem ou de fraternidade, que tem como princípios básicos o livre pensamento e a prática da tolerância e da moralidade.
O objetivo da ordem é ajudar no desenvolvimento espiritual e moral das pessoas que fazem parte dela (chamados de maçons), para melhorar a sociedade, deixando-a mais justa, ética e moral.
Existe muito mistério em torno da maçonaria, inclusive a crença de que é uma ordem secreta, o que gera muita curiosidade sobre o que acontece dentro da associação.
Conheça algumas curiosidades sobre a maçonaria.
1. Os maçons usam o avental maçônico
A maçonaria é uma sociedade cheia de símbolos e o avental maçônico, embora menos conhecido, é um deles. O avental usado pelos maçons tem vários significados dentro da fraternidade.
O avental é usado para relembrar aos maçons que uma das suas funções é se manter em trabalho constante pelo bem da sociedade. Serve para que ele se lembre do seu objetivo principal de contribuir para a evolução moral e ética da sociedade.
Quando o avental maçônico é usado?
O avental maçônico deve ser usado em todas as sessões realizadas e ele só pode ser retirado depois que os trabalhos da reunião estiverem terminados.
Existem diferentes tipos de aventais maçônicos que são usados de acordo com o grau de desenvolvimento de cada integrante. Há o avental de Aprendiz, de Companheiro e de Mestre Maçom. Os aventais também têm cores e detalhes diferentes de acordo com os graus de cada maçom.
2. Existe a maçonaria feminina
Existe uma crença de que a maçonaria só é formada por homens. É verdade que grande parte dos maçons são homens, desde os primeiros registros de existência da fraternidade.
Mas também existem ordens maçônicas femininas, como a Ordem das mulheres maçons, Ordem de Amaranth, Fraternidade honorária dos antigos maçons, Ordem das mulheres maçons e Ordem social de Beauceant, entre outras.
Os ritos que acontecem nas maçonarias femininas são os mesmos que acontecem nas masculinas. Assim como acontece nas lojas maçônicas formadas pelos homens, são usadas roupas que identificam o grau de desenvolvimento em que a maçom está. Também são feitos rituais de iniciação e todas as outras práticas comuns à maçonaria.
Embora exista uma discussão a respeito da existência da maçonaria feminina, já que há maçons que não aceitam a existência de grupos formados por mulheres, a Grande Loja da França, que é um dos maiores grupos maçônicos que existem, confirmou a legitimidade da maçonaria das mulheres.
3. Os maçons usam três pontos na escrita e na assinatura
Na escrita os maçons usam três pontos que são colocados na forma de um triângulo. Esse fato curioso também ficou conhecido como uma das características que permite que os maçons sejam reconhecidos, mas não é por esse motivo que eles são usados.
Os três pontos na escrita têm a função de abreviar palavras e devem ser usados de acordo com algumas regras. Por exemplo: os três pontos devem ser usados depois da primeira letra da palavra, mas é preciso verificar se a palavra que vai ser abreviada não pode ser confundida com outra.
Existem muitas explicações para o uso dos três pontos pelos maçons, como o fato de que o triângulo é a representação de Deus ou do ciclo de nascimento, vida e morte.
Uso dos três pontos na assinatura
Com o passar do tempo os três pontos passaram a ser usados também na assinatura dos maçons e isso têm um significado.
É um símbolo da discrição que faz parte do comportamento dos membros da maçonaria e funciona como uma lembrança dos valores discretos que devem ser seguidos pelos maçons.
4. Ateus não podem fazer parte da maçonaria
A maçonaria não é uma religião e também não segue os preceitos de nenhuma religião. Entretanto, a sociedade valoriza princípios de fé em um Ser Superior e há uma curiosidade a respeito da religiosidade dos integrantes da fraternidade.
Os maçons acreditam na existência de um Ser Divino e Superior, a quem eles se referem como "Grande Arquiteto do Universo". Assim, para fazer parte da maçonaria é preciso ter alguma crença religiosa na existência desta Divindade.
Na maçonaria não existem preconceitos quanto à religião de cada um dos maçons e todas as formas de manifestação de fé são aceitas. Só não são aceitos na ordem os ateus, ou seja, pessoas que não acreditem na existência de um Ser Superior responsável pelo universo.
5. Os maçons têm cumprimentos e gestos "secretos"
Os membros da maçonaria têm algumas formas de se cumprimentar que só são conhecidas por eles, é a saudação maçônica. A saudação é chamada de secreta porque não é conhecida pelas pessoas em geral, apenas têm conhecimento dela as pessoas que fazem parte da sociedade.
O objetivo da existência dessa saudação é que, ao se cumprimentarem, os maçons possam se reconhecer em qualquer lugar em que estejam.
Assim como existe a saudação, os membros da maçonaria também usam gestos específicos que funcionam como códigos de comunicação entre os membros da ordem. Existem depoimentos de que os maçons têm um "abraço secreto" que também os identifica.
Veja tambémo que é a Maçonaria.
- Maçonaria: o que é, o que significa e como funciona
- Illuminati: quem são, origem e teorias
- Pentagrama: o que é e qual o significado da estrela de 5 pontas
- O que é Wicca: significado, rituais e símbolos
- Femismo
- Feminismo
- Significado de Bodas de prata (25 anos de casamento)
- Estrela de Belém: qual o significado para os cristãos
- Significado de Neófito
- Unção dos enfermos: o que é, para que serve e quem pode receber