Significado de Nefertiti

O que é Nefertiti:

Nefertiti foi a rainha da 18ª dinastia de faraós do Antigo Egito, venerada entre os egípcios da época como uma “deusa viva”.

Esta importante personagem da história egípcia viveu durante o século XIV a.C, e era a esposa oficial do faraó Amenhotep IV, que ficou conhecido como Aquenáton.

O faraó Aquenáton aboliu o politeísmo no Antigo Egito (adoração de diferentes deuses) e instituiu o monoteísmo, fazendo com que os egípcios passassem a venerar excepcionalmente o deus-sol Aton.

Porém, com o passar do tempo, Aquenáton transformou o culto ao deus Aton num sinônimo de adoração à família real egípcia, ou seja, a ele mesmo.

Nefertiti, por sua vez, por ser a esposa principal do faraó, acabou por “absorver” todas as divindades femininas que eram tradicionais do culto politeísta. Assim, passou a ser venerada como uma semi-deusa.

Devido a grande popularidade e relação que Nefertiti tinha com o sistema monoteísta imposto por seu esposo, alguns historiadores acreditam que ela morreu como alvo de um assassinato orquestrado por sacerdotes defensores do politeísmo.

Na tradução livre, Nefertiti significa “a mais bela chegou”. De acordo com alguns egiptólogos, esta rainha é sempre descrita como um símbolo de fascinante beleza.

Este sentido se intensificou quando foi descoberto, na cidade de Tel el-Amarna (antiga Akhetaton), um dos bustos de calcário de Nefertiti, caracterizado por expressar um lindo rosto feminino.

Chamado de “busto de Nefertiti”, esta escultura foi encontrada em 1912 e atualmente pertence ao acervo do Museu de Berlim, na Alemanha.

Nefertiti e Nefertari

Muitas pessoas confundem a “rainha-deusa” Nefertiti com outra famosa rainha egípcia: Nefertari.

Ao contrário de Nefertiti, que foi esposa do faraó Aquenáton, Nefertari foi companheira de Ramsés II e viveu durante o século XIII a.C.

Ver também: o significado do Olho de Hórus e dos Hieroglifos

O significado de Nefertiti está na categoria: Geral