Significado de Oito ou Oitenta

O que é Oito ou Oitenta:

Oito ou oitenta é uma expressão popular na língua portuguesa, utilizada para definir algo de extremos, ou seja, tudo ou nada. É geralmente associada à personalidade ou ao comportamento de alguns indivíduos.

Esta expressão é bastante comum em relação às pessoas que não têm meio-termo ao tomar uma decisão.

Exemplo: “Com fulano, as coisas são oito ou oitenta.”

Quando a expressão é utilizada neste contexto significa que determinada pessoa não dá margem para negociações ou não volta atrás naquilo que disse ou fez. 

Há outra situação onde a expressão se aplica: quando alguém passa de um extremo a outro sem que, muitas vezes, se vislumbre uma explicação para tal comportamento.

Exemplo: “Ele foi do oito ao oitenta em pouco tempo."

É ainda aplicada em situações em que existem apenas duas possibilidades em relação a algo, que são consideradas extremas ou totalmente contrárias. 

É uma expressão antiga e não há relatos sobre a sua origem. Na década de 1970, ganhou alguma popularidade devido a um programa de televisão apresentado por Flávio Cavalcanti, na extinta emissora TV Excelsior. Este apresentador era conhecido por criar expressões e gestos que eram marcantes.

Em um concurso apresentado por ele, os participantes eram questionados sobre temas diversos e ganhavam 8 pontos se não acertassem a resposta na totalidade ou 80 pontos se a resposta fosse a correta. Então, na hora de perguntar a resposta ao participante, ele dizia: “É oito ou oitenta?

O significado de Oito ou Oitenta está na categoria: Expressões Populares