Paisagem Natural

O que é uma paisagem natural:

Paisagem natural é qualquer ambiente que não sofreu influência humana, mantendo preservados todos os elementos e características típicas da natureza.

Florestas densas e virgens, os topos das montanhas e os desertos são exemplos de ambientes com paisagens naturais, pois sofreram com pouca ou nenhuma alteração feita pelos seres humanos.

Em suma, as paisagens consistem em tudo aquilo que pode ser percebido pelo ser humano através dos seus sentidos, como o tato, o olfato, a visão e a audição.

Exemplos de paisagens naturais

exemplo paisagem natural 1
Nas paisagens naturais, não se percebe a influência da atividade humana
exemplo paisagem natural 2
As montanhas são exemplos de paisagens naturais estáticas, não são observadas mudanças

Diferença entre Paisagem Natural e Cultural

Também conhecidas como paisagens antrópicas, as paisagens culturais são aquelas onde a interferência dos seres humanos no ambiente é notável.

Os humanos utilizam os recursos presentes no ambiente natural e alteram-no para satisfazer as suas necessidades, inserindo na paisagem objetos que caracterizam uma presença social e cultural no espaço.

As cidades, as estradas, as pontes e os edifícios são exemplos de paisagens culturais (que também podem ser entendidas como paisagens humanizadas ou paisagens modificadas).

Saiba mais sobre paisagem cultural.

Exemplos de paisagem cultural

Exemplo paisagem modificada 1
As construções humanas modificam a paisagem
Exemplo paisagem modificada 2
Mesmo possuindo elementos naturais, as plantações são exemplos de paisagens culturais ou humanizadas

E como dito, as paisagens naturais não apresentam uma interferência significante do ser humano, preservando as características definidas pela própria natureza no ambiente.

Vale ressaltar que as paisagens, tanto naturais como as humanizadas, são consideradas dinâmicas quando estão em transformação, apesar de apresentarem uma temporalidade de alterações distintas.

Nas paisagens naturais, por exemplo, as transformações podem ocorrer de modo mais lento de acordo com as mudanças naturais ocorridas na natureza ou de maneira mais rápida, quando se trata da movimentação de animais, quedas de árvores ou folhas, nuvens ou qualquer outra alteração na percepção do ambiente.

Já nas paisagens culturais ou modificadas as alterações dinâmicas, em geral, se relaciona com as construções, o trânsito ou outras mudanças.

Saiba mais sobre meio ambiente e espaço geográfico.