Significado de Paroxismo

O que significa Paroxismo:

Paroxismo é uma palavra do âmbito da medicina, e descreve o momento de intensidade máxima de uma dor, doença ou acesso.

Com origem no grego paroxymós, etimologicamente estava relacionada com uma irritação. Paroxismo consiste no momento culminante de algum ataque ou crise, onde um sintoma se manifesta com mais força, causando disfunções em um determinado órgão ou sistema.

Um dos principais exemplos de paroxismo são os paroxismos epileptiformes, ou seja, os sintomas característicos da epilepsia.

Também há paroxismos que não estão relacionados com a epilepsia, como por exemplo a síncope (redução do fluxo sanguíneo encefálico que culmina na perda de consciência) e a perda de fôlego.

O paroxismo de tosse são os acessos de tosse, quando uma pessoa tosse convulsivamente. A doença coqueluche costuma se manifestar na infância e tem como um dos principais sintomas acessos de tosse. Esta doença tem uma fase paroxística, com ataques de tosse.

Em outras doenças, como a malária, se verifica o paroxismo malárico, que consiste nos sintomas de febre, que ocorrem principalmente na fase aguda da doença.

No sentido figurado, paroxismo pode se referir ao auge ou apogeu de alguma coisa.

Paroxismo histérico

O paroxismo histérico, ou histeria feminina, foi considerada uma doença no século XIX. Era caracterizada por sintomas como dor de cabeça, irritabilidade, insônia, retenção de líquidos, espamos musculares e vários outros. Os médicos da altura consideravam que esse paroxismo era causado pelo desejo sexual reprimido das mulheres. Como tratamento eram muitas vezes usadas massagens pélvicas ou hidroterapia (jatos de água).

No século XX, graças a estudiosos como Freud, o paroxismo histérico perdeu notoriedade, porque o conhecimento da mente e do inconsciente foi aprofundado.

Data de atualização: 17/11/2014. O significado de Paroxismo está na categoria: Medicina