Significado de Letargia

O que é Letargia:

Letargia é um estado de inconsciência, onde a pessoa aparenta estar em sono profundo e perde totalmente a capacidade de responder aos estímulos externos. A letargia também pode ser considerada uma psicopatologia, onde o indivíduo apresenta períodos variados de total inconsciência.

Em alguns casos o indivíduo pode permanecer consciente de tudo o que se passa ao seu redor, mas encontrando-se totalmente impossibilitado de reagir aos estímulos externos. Neste caso, dá-se o nome de letargia lúcida e costuma ser provocada em pessoas que sofreram com um intenso estresse emocional, por exemplo.

Uma das principais causas que pode levar ao estado de letargia são as infecções graves que afetam alguns pontos do sistema nervoso.

No sentido figurado da palavra, letargia também pode representar o estado de desânimo ou preguiça extrema de alguém.

Alguns dos principais sinônimos de letargia são: adormecimento, entorpecimento, letargo, prostração, inércia e desânimo.

Saiba mais sobre Inércia.

Sintomas da letargia

Do ponto de vista clínico, o paciente em estado de letargia apresenta os seus sinais vitais baixos, com a pulsação, respiração e batimentos cardíacos praticamente imperceptíveis.

A falta de rigidez nos músculos e a dilatação das pupilas (que não reagem ao estímulo da luz) são outros sinais típicos da letargia.

Aparentemente, no estado letárgico o paciente está em profunda inconsciência, como se estivesse num sono profundo ou, em alguns casos, morto.

Antigamente, devido a escassez dos recursos médicos, muitos pacientes em estado de letargia eram dados como mortos e enterrados. Assim, apenas notavam que a pessoa havia sido enterrada viva quando faziam a exumação do corpo e viam que o cadáver mudara de posição ou o caixão apresentava marcas de arranhões.

Nos dias de hoje, o óbito de uma pessoa só pode ser decretado quando esta não apresenta nenhum tipo de atividade cerebral.

Letargia e Catalepsia

No âmbito biológico, a catalepsia consiste no enrijecimento muscular, o oposto ao estado de letargia, onde os músculos estão totalmente flácidos.

Para a doutrina espírita, no entanto, a catalepsia seria uma espécie de “letargia parcial”, onde o corpo entra num estado de torpor que atinge apenas alguns órgãos.

O famoso espírita Allan Kardec é um dos precursores na definição desses conceitos para o espiritismo, estando ambos relacionados com fenômenos parapsicológicos.

Letargia espiritual

Do ponto de vista religioso, a chamada “letargia espiritual” é descrita como a “insensibilidade do corpo perante o plano espiritual”, ou seja, a sua inércia, comodismo e indiferença ao verdadeiro sentido da fé.

Neste caso, assim como o indivíduo em estado letárgico lúcido, o espírito da pessoa está impossibilitado de "entrar em contato" com o seu corpo, fazendo-a não entender ou perceber a sua espiritualidade.

Sair do estado letárgico para o espiritismo é “ligar” o corpo ao chamado “fluído vital”, ou seja, o espírito.

Saiba mais sobre o Espiritismo.

O significado de Letargia está nas categorias: Medicina, Religião