Significado de Perspicaz

O que é Perspicaz:

Perspicaz é um adjetivo que caracteriza a pessoa capaz de compreender facilmente algo que os demais não conseguem, ou seja, que é esperta, inteligente e sagaz.

Uma pessoa perspicaz é aquela que age com perspicácia, isso significa que possui um nível de percepção bastante elevado para conseguir entender as coisas com rapidez.

Exemplo: “Graças ao seu raciocínio perspicaz conseguimos solucionar a charada”.

A qualidade da perspicácia é típica das pessoas consideradas inteligentes ou espertas, pois requer um avançado senso de analise e interpretação das situações, para que o rápido entendimento sobre o assunto seja concluído.

Não são todas as pessoas, no entanto, que podem ser classificadas como perspicazes. Porém, ser perspicaz não está relacionado diretamente com o nível de escolaridade ou conhecimento que a pessoa possui.

Entre alguns dos principais sinônimos de perspicaz, destacam-se: astuto, esperto, sagaz, inteligente, profundo, agudo, penetrante e claro.

Ver também: significado de astuto.

A palavra perspicaz ainda pode ser usada para se referir a alguém que consegue vê ao longe, ou seja, que enxerga muito bem.

Em inglês, o termo perspicaz pode ser literalmente traduzido para perceptive ou shrewd, enquanto que perspicácia como shrewdness ou perspicacity, por exemplo.

Ver também: significado de sagaz.

O significado de Perspicaz está na categoria: Língua Portuguesa