Significado de Conhecimento tácito

O que é Conhecimento tácito:

Conhecimento tácito é um modelo subjetivo e individual de conhecimento, adquirido ao longo das experiências e vivências particulares de cada pessoa.

A palavra tácito se originou a partir do latim tacitus, que significa "silencioso" ou "não expresso em palavras". O conhecimento tácito é, portanto, difícil ou impossível de explicar ou ensinar para outras pessoas através de métodos didáticos tradicionais. 

Saiba mais sobre o significado de Tácito

Por se tratar de uma qualidade ou habilidade individual, o conhecimento tácito só consegue ser retransmitido através do convívio cotidiano e experimental, ignorando qualquer tipo de explicação formalizada. 

Um exemplo de conhecimento tácito é andar de bicicleta, pois trata-se de algo que é aprendido apenas a partir da experiência e tentativa, sendo desnecessário o uso de instruções escritas ou orais para aprender.

Ver também o significado de Subjetivo.

O conhecimento tácito pode ser subdividido em cognitivo e técnico. Como técnico, entende-se todas as habilidades informais do chamado know-how de cada indivíduo. O conhecimento tácito cognitivo, por sua vez, é basicamente a percepção de mundo criada por cada pessoa ao longo dos anos, suas crenças, filosofias e etc. 

Conhecimento tácito e explícito

Ao contrário do conhecimento tácito, o conhecimento explícito consegue ser transmitido através de uma explicação formatada, com gráficos, palavras, imagens e de forma objetiva.

O conhecimento explícito também consegue ser facilmente compartilhado entre outras pessoas, sejam por dados, informações ou modelos. 

O conhecimento tácito e explícito, embora sejam opostos, se completam e relacionam. 

O significado de Conhecimento tácito está na categoria: Geral