Significado de Tolo

O que é Tolo:

Tolo é um adjetivo que se refere àquele indivíduo que diz ou faz tolice, ou seja, que pratica asneira, que não tem inteligência ou juízo.

O adjetivo “tolo” é usado também para expressar que algo ou alguém não apresenta nexo, que é ridículo, infundado, disparatado, que não tem razão de ser. Exemplos: Discurso tolo, argumento tolo, frase tola ou obrigação tola.

Tolo é ainda aquele que age com ingenuidade, que é tonto, simplório, que tem comportamento de idiota ou imbecil.

O adjetivo “tolo” tem diversos sinônimos e muitos deles são gírias da linguagem popular brasileira, usados muitas vezes como substantivo, de forma depreciativa: apatetado, babaca, bocó, paca, abestado, cabeça de bagre, papa mosca, mama na égua, mané, leso, abobado, palerma, paspalhão, débil etc.

É considerado "tolo" aquele indivíduo que expressa vaidade exagerada, que é presunçoso, orgulhoso ou afetado.

No sentido figurado, o adjetivo “tolo” é usado para indicar que alguém está abismado, boquiaberto. Exemplo: Ele ficou tolo com a reação do amigo.

Em inglês a palavra tolo pode ser traduzida para fool. Exemplo: You don't need to spend a lot time with him to see he is a fool. (Não é preciso passar muito tempo com ele para ver que ele é um tolo).

Tolo na Bíblia

Na Bíblia são encontrados diversos versículos que fazem referência a um comportamento tolo, como em Mateus 5:22 “Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: “imbecil”, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de idiota, merece o fogo do inferno".

Ouro de Tolo

Ouro de tolo é uma música de Raul Seixas, lançada no ano de 1973, que teve grande sucesso de vendas. Na música Raul fez uma autobiografia e critica a ditadura militar que viveu o Brasil nos anos 70 e protesta contra o conformismo nacional.

Data de atualização: 10/12/2014.