Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
As pesquisas qualitativas e quantitativas são métodos complementares de uma investigação científica com o fim de apurar dados e opiniões.
São os dois tipos de abordagens de uma pesquisa e ambas são usadas quando se deseja dados para analisar acontecimentos ou fenômenos sociais.
Veja o resumo das principais diferenças entre os conceitos e metodologias utilizados na pesquisa qualitativa e na quantitativa:
Qualitativa | Quantitativa | |
---|---|---|
Objetivo |
Compreensão do comportamento humano a partir das perspectivas do informante. |
Descoberta de fatos sobre fenômenos ou comportamentos sociais. |
Coleta de dados | Os dados são coletados por meio de observação de participantes e entrevistas, sem um método estruturado. | Os dados são coletados através de um fato mensurável e com um método objetivo e estruturado. |
Análise dos dados | Os dados são analisados por temas descritos pelos informantes. | Os dados são analisados através de comparações numéricas e conclusões estatísticas. |
Resultados | Os resultados são relatados na linguagem do entrevistado. | Os resultados são relatados através de análises de dados. |
O que a Pesquisa Qualitativa?
A pesquisa qualitativa é compreendida principalmente como um método exploratório. É usada para compreender as razões, opiniões e motivações implícitas nas respostas do tópico investigado.
Na prática, a pesquisa qualitativa ajuda a desenvolver ideias ou hipóteses para as pesquisas quantitativas em potencial. Ela serve como uma compreensão aprofundada dessas análises estatísticas.
Os métodos de coleta de dados qualitativos variam usando técnicas não estruturadas ou semi estruturadas. Alguns métodos comuns incluem:
- grupos focais (discussões em grupo),
- entrevistas individuais,
- participação do entrevistado,
- apenas observações.
O tamanho da amostra geralmente é pequeno e os entrevistados são selecionados para atender a uma determinada cota.
Veja mais sobre a pesquisa qualitativa e como fazer a metodologia para o TCC.
O que é a Pesquisa Quantitativa?
Já a pesquisa quantitativa é usada para quantificar o problema por meio de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.
É usada, por exemplo, para quantificar atitudes, opiniões, comportamentos e outras variáveis definidas, generalizando os resultados de uma amostra populacional maior. Utiliza dados mensuráveis para formular fatos e descobrir padrões na pesquisa.
Os métodos de coleta dos dados quantitativos são completamente estruturados e possuem inúmeras formas de pesquisas: on-line, em papel, pesquisas móveis e quiosques, entrevistas presenciais, entrevistas telefônicas, entre outras.
Saiba mais sobre o significado de pesquisa quantitativa.
Exemplos da estrutura de uma pesquisa qualitativa e quantitativa
A pesquisa qualitativa tem por objetivo coletar o maior número de informações e detalhes de cada entrevistado.
Exemplo: a estrutura de uma pesquisa qualitativa se baseia em perguntas que exigem respostas descritivas e detalhadas, com o intuito de coletar informações específicas e pessoais.
Já a pesquisa quantitativa tem por objetivo coletar informações mais informais ou menos detalhadas. Na maioria dos casos, a pesquisa quantitativa já traz todas as respostas possíveis a serem escolhidas.
Exemplo: a estrutura de uma pesquisa objetiva consiste em perguntas de múltipla escolha, em que o entrevistado responde de forma simples, rápida e direta.
Quando usar pesquisas qualitativas e quantitativas?
As organizações, instituições e pesquisados escolhem utilizar a pesquisa qualitativa ou quantitativa com base em seus objetivos de pesquisa. Dependendo do tipo de informação desejada, quem produz ou solicita a pesquisa precisa escolher qual categoria poderá trazer o resultado esperado.
Abaixo estão listados alguns exemplos de quando a pesquisa qualitativa ou quantitativa deve ser utilizada:
- Para formular hipóteses: a pesquisa qualitativa ajuda a reunir informações detalhadas sobre um tópico, podendo ser usada para iniciar a pesquisa com o objetivo de descobrir os problemas ou oportunidades em que as pessoas estão pensando. Essas ideias podem se tornar hipóteses a serem comprovadas por meio de pesquisas quantitativas.
- Para validar hipóteses: a pesquisa quantitativa fornece números para os quais pode-se aplicar a análise estatística para validar hipóteses, desvendando se o problema é real ou apenas a percepção de alguém. Os fatos concretos obtidos permitirão que as decisões sejam tomadas com base em observações objetivas.
- Para encontrar respostas gerais: a pesquisa quantitativa geralmente tem mais respondentes do que a pesquisa qualitativa, porque é mais fácil conduzir uma pesquisa de múltipla escolha do que uma série de entrevistas ou grupos focais. Ou seja, formular perguntas gerais, com respostas simples, rápidas e diretas é potencialmente mais respondido do que perguntas complexas, que exigem respostas detalhadas.
- Para incorporar o elemento humano: a pesquisa qualitativa também pode ajudar nos estágios finais de um projeto de pesquisa. As citações obtidas através das perguntas abertas podem colocar uma voz humana nos números objetivos e nas tendências dos resultados, dando respostas mais relevantes do que os dados quantitativos dariam.
Veja também:
- Pesquisa Qualitativa: o que é, abordagem e tipos
- Pesquisa Quantitativa: o que é, como fazer, características e exemplos
-
Tipos de pesquisa
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Pesquisa de Campo
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Exemplos de Metodologia
- Significado de Observação
- Pesquisa Exploratória (Estudo Exploratório)
-
O que escrever na metodologia (com exemplos prontos)
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Pesquisa Bibliográfica
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Pesquisa Descritiva