Significado de Pesquisa documental

O que é Pesquisa documental:

A pesquisa documental é um tipo de pesquisa que utiliza fontes primárias, isto é, dados e informações que ainda não foram tratados científica ou analiticamente. A pesquisa documental tem objetivos específicos e pode ser um rico complemento à pesquisa bibliográfica.

Os documentos analisados podem ser atuais ou antigos, e podem ser usados para contextualização histórica, cultural, social e econômica de um lugar ou grupo de pessoas, em determinado momento da história. Por essa razão, é um tipo de pesquisa bastante utilizado nas ciências sociais e humanas.

A pesquisa documental permite fazer análises qualitativas sobre determinado fenômeno, mas também é possível fazer análises quantitativas, quando se analisam bancos de dados com informações numéricas, por exemplo.

As fontes da pesquisa documental

A pesquisa documental utiliza dados primários, isto é, dados na sua fonte original. Isso significa que não houve análise sobre as informações.

Vamos supor que você deseja analisar a evolução dos serviços públicos de saúde oferecidos em seu município ao longo dos últimos anos. Para isso, você irá consultar os relatórios, as leis, pareceres, atas e qualquer outro tipo de registro da prefeitura e órgãos competentes - estes são exemplos de fontes primárias.

Um dos cuidados muito importantes quando se faz pesquisa documental é a confiabilidade da fonte. Para que os resultados da pesquisa sejam satisfatórios e coerentes com a realidade, é imprescindível que as informações utilizadas sejam verdadeiras.

Os tipos de documentos utilizados nas pesquisas documentais variam, podem ser relatórios, tabelas, fotos, vídeos, cartas, discursos, etc. Ao coletar todos os documentos que podem ser utilizados em uma pesquisa, o volume de dados pode ser alto, portanto, é preciso estabelecer quais são os objetivos em analisar tais documentos e filtrar o que é mais importante.

Objetivo de uma pesquisa documental

A pesquisa documental é muito utilizada nas ciências sociais e humanas por se tratar de um técnica que busca, por meio da interpretação de dados e informações, compreender uma realidade ou fenômeno. O pesquisador, ao estabelecer um problema de pesquisa, isto é, uma pergunta que pretende responder, irá utilizar-se de documentos para encontrar respostas.

O desafio da pesquisa documental está na capacidade analítica do pesquisador em compreender e interpretar os dados de maneira coerente e, a partir de sua análise, chegar a conclusões significativas e que possam contribuir para responder os questionamentos iniciais da pesquisa.

Etapas de uma pesquisa documental

A pesquisa documental consiste basicamente em três etapas: a pré-análise, a organização dos documentos e a análise dos resultados.

Pré-análiseDefinição dos objetivos e fontes a serem utilizadas e criação das hipóteses
OrganizaçãoOrganização e classificação dos documentos conforme categorias
AnáliseInterpretação dos dados e conclusões

Etapas da pesquisa documental

Na fase de pré-análise, o pesquisador definirá quais são os objetivos da pesquisa documental, ou seja, quais perguntas pretende responder a partir da análise dos dados. Nessa etapa, é possível elaborar hipóteses a serem confirmadas ou descartadas ao longo da pesquisa.

A fase de organização tem o intuito de facilitar a interpretação dos dados, em especial, quando o volume de informações for alto. Nesse momento, é interessante definir categorias que sejam pertinentes aos objetivos do trabalho e até mesmo criar fichas documentais para registrar as constatações sobre cada material analisado.

Com todas as fontes organizadas e classificadas, é o momento de fazer a análise das informações. As interpretações dos dados irão confirmar ou rejeitar as hipóteses definidas e contribuir para a solução do problema de pesquisa.

Apesar de muito importante, a análise documental por si só pode ter resultados limitados. Associar a pesquisa documental à pesquisa bibliográfica, por exemplo, é fundamental para que os resultados obtidos a partir do análise dos documentos, sejam comparados com fenômenos semelhantes já estudados por outros pesquisadores.

Diferença entre pesquisa documental e pesquisa bibliográfica

A pesquisa documental se diferencia da pesquisa bibliográfica pelo tipo de fonte de pesquisa. A pesquisa documental analisa documentos como dados governamentais, relatórios e publicações de órgãos públicos ou privados, estatísticas, etc. Nesse caso, as informações ainda não passaram pela análise de um pesquisador, ou seja, são fontes primárias.

Por meio da pesquisa documental, busca-se analisar um fenômeno em um determinado tempo e espaço.

A pesquisa bibliográfica tem como fonte trabalhos acadêmicos, como artigos científicos, teses e dissertações. São temas que já foram objetos de estudo e sobre os quais já se obtiveram algumas respostas, portanto são fontes secundárias. Ao usar esse tipo de pesquisa, busca-se resolver um problema a partir dos resultados já obtidos por outros pesquisadores.

A pesquisa bibliográfica é importante para a compreensão das teorias já desenvolvidas sobre determinado assunto.

Veja também o significado de pesquisa bibliográfica e tipos de pesquisa.

Data de atualização: 02/04/2019.