Significado de Pesquisa exploratória

O que é a Pesquisa exploratória:

Pesquisa exploratória é um dos tipos de pesquisa científica. Consiste na realização de um estudo para a familiarização do pesquisador com o objeto que está sendo investigado durante a pesquisa.

Ela é aplicada de maneira que o pesquisador tenha uma maior proximidade com o universo do objeto de estudo e que oferece informações e orienta a formulação das hipóteses da pesquisa.

Ela também permite ao pesquisador escolher as técnicas mais adequadas para a sua pesquisa e para que ele possa decidir sobre as questões que necessitam maior atenção durante a investigação.

Através da pesquisa exploratória, é possível obter explicação dos fenômenos que inicialmente não eram aceitos pelos demais pesquisadores, mesmo com as evidências apresentadas, além de descobrir novos fenômenos e formular novas ideias e hipóteses.

O método utilizado na pesquisa exploratória envolve além do levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tenham domínio do assunto estudado, pesquisas de campo e análise de outros exemplos que estimulem a compreensão do tema. 

Veja também o significado da Pesquisa científica.

Diferença entre a Pesquisa exploratória, descritiva e explicativa

É comum que os pesquisadores, ao iniciarem seus estudos, tenham alguma dificuldade em adequar os métodos de pesquisa à classificação correta da pesquisa científica.

Pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória é aquela que busca por meio dos seus métodos e critérios, uma proximidade da realidade do objeto estudado. 

Neste tipo de pesquisa, como anteriormente referido, não existem ainda muitas informações sobre o tema analisado. O pesquisador tem como objetivo realizar a construção do levantamento bibliográfico sobre o tema.

Esse levantamento bibliográfico pode ser feito através de entrevistas, por exemplo. A pesquisa exploratória é considerada uma metodologia aplicada inicialmente numa pesquisa científica, sendo que posteriormente poderá ser melhor desenvolvida com a pesquisa descritiva. 

Saiba mais sobre Pesquisa bibliográfica.

Pesquisa descritiva

Já a pesquisa descritiva realiza um estudo mais detalhado, com levantamento, análise e interpretação de dados.

O pesquisador deve trabalhar como observador, se mantendo distante do objeto de estudo, para que não influencie nos resultados obtidos. 

Aliás, neste modelo de pesquisa as respostas se resumem a dados qualitativos e, principalmente, quantitativos. Para a coleta dessas informações, o pesquisador utiliza questionários e outras técnicas de levantamento de dados. 

A principal diferença entre a pesquisa descritiva e a exploratória está no conhecimento que o investigador tem sobre o objeto de estudo.

Saiba mais sobre a Pesquisa descritiva.

Pesquisa explicativa

Já a pesquisa explicativa, além de realizar este estudo aprofundado, também relaciona teoria e prática no processo da pesquisa.

Como o nome sugere, este tipo de pesquisa tem o principal intuito de explicar a causa das coisas (o funcionamento dos fenômenos, identificar os motivos de problemas, etc).

A pesquisa explicativa é um modelo mais detalhado de estudo, por isso costuma ser considerada uma etapa avançada das pesquisas exploratórias e descritivas.

Saiba mais sobre as diferenças entre a Pesquisas exploratória, descritiva e explicativa.

Exemplo de Pesquisa exploratória

Um bom exemplo de pesquisa exploratória são os estudos de caso, pois eles evidenciam a constatação de fenômenos ocorridos nos experimentos.

Por exemplo, o pesquisador que visa trabalhar em uma pesquisa exploratória deverá reunir um conjunto de hipóteses e especulações que servirão como ponto de partida para o seu estudo. 

Após "explorar" as causas, consequências e demais envolvimentos que estão relacionados com a problemática, o investigador conseguirá encontrar a resposta para o seu estudo de caso. A partir de então, cabe a ele iniciar uma pesquisa descritiva ou explicativa para aprofundar o assunto.

Saiba mais sobre os diferentes Tipos de pesquisa.

Data de atualização: 18/04/2018. O significado de Pesquisa exploratória está na categoria: Geral