Significado de Positivismo

O que é Positivismo:

Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França. A principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.

O principal idealizador do movimento positivista foi o pensador francês Auguste Comte (1798-1857), ganhando destaque internacional entre metade do século XIX e começo do XX.

Segundo o positivismo, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos devem ser ignorados, pois não colaboram para o desenvolvimento da humanidade.

De acordo com os princípios de Comte, as primeiras ideias do que viria a ser o Positivismo surgiram como uma ramificação do Iluminismo. Isso ocorreu a partir das crises sociais que explodiram na Europa no fim da Idade Média e com a chamada "sociedade industrial", marcada pela Revolução Francesa.

O termo "positivo" surgiu pela primeira vez na obra "Apelo aos Conservadores", de 1855. Comte descreve a Lei dos Três Estados, ou seja, as etapas pelas quais o ser humano passou (e passa) em relação às suas concepções e valorizações da vida:

  1. Teológico: é a explicação de fenômenos naturais a partir de crenças sobrenaturais. Busca encontrar o "sentido da vida", onde o imaginário e criatividade humana se sobrepõem à racionalidade.
  2. Metafísico ou Abstrato: é um meio termo entre o estado "teológico" e o "positivismo", pois o homem continua à procura das mesmas respostas das perguntas feitas na fase teológica, no entanto, as crenças sobrenaturais passam a ser substituídas por forças abstratas.
  3. Positivo: esta etapa não se preocupa com os motivos ou propósitos das coisas, mas sim como acontecem; o processo.

Para Comte, as ciências que deveriam ser consideradas positivistas, pois estão baseadas em análises e observações científicas, são: Matemática, Física, Astronomia, Química, Biologia e Sociologia (que havia sido recém-criada e era estudada a partir de dados estatísticos).

Saiba mais sobre Iluminismo e Sociologia.

​Características do Positivismo

O positivismo acredita que uma teoria só pode ser tida como verdadeira se for comprovada a partir de técnicas científicas válidas.

Outra característica do pensamento positivista é a ideia de ciência cumulativa, ou seja, que é transcultural, atingindo toda a humanidade, não importando em qual cultura surgiu ou se desenvolveu.

A ideia do pensamento positivista foi centralizada em sete termos e significados, de acordo com Comte:

  1. Real
  2. Útil
  3. Certo
  4. Preciso
  5. Relativo
  6. Orgânico
  7. Simpático

Positivismo no Brasil

Muita gente não sabe, mas o texto que aparece no centro da bandeira do Brasil - "Ordem e Progresso" - foi baseado em ideais positivistas.

Em sua frase original, Comte dizia: "amor como princípio, ordem como base, progresso como objetivo". A partir deste pensamento, surgiu a famosa expressão que está estampada no centro da bandeira brasileira.

Veja mais informações sobre a Bandeira do Brasil e conheça mais sobre o significado de Ordem e Progresso.

​Positivismo jurídico

O Positivismo jurídico é diferente do Positivismo filosófico, proposto por Comte.

No âmbito jurídico, o positivismo é visto como o direito imposto pela vontade do ser humano, ou seja, direito posto, direito positivo. O direito é exercido de forma objetiva, sendo baseado em fatos reais e científicos.

O Positivismo jurídico elimina qualquer hipótese do envolvimento divino nas ações humanas, assim como da natureza, ou da razão, como defende o Jusnaturalismo.

Saiba mais sobre o significado de Jusnaturalismo.

Data de atualização: 10/07/2019.