O significado do Dia da Bandeira do Brasil (19 de novembro)

O dia da bandeira do Brasil, é comemorado no dia de 19 de novembro, mas não é feriado nacional.

O Dia da Bandeira do Brasil é comemorada este dia, porque após o Imperador D. Pedro I declarar a Independência do país, foi necessário o desenho de uma nova bandeira que representasse o novo governo republicano e a saída do Brasil do domínio Português.

O atual desenho da bandeira brasileira foi aprovado 4 dias após a Proclamação da República, que ocorreu no dia 15 de novembro de 1889.

A legislação brasileira prevê que no dia 19 de novembro de todos os anos, seja realizada uma cerimônia, em que todas as bandeiras que estejam em mau estado, sejam substituídas.

A bandeira nacional também é considerada um dos quatro símbolos nacionais. Os outros são: o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo nacional.

Contexto histórico do dia da Bandeira do Brasil

Antes de declarar a Independência, o Brasil fazia parte do “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”, na época do Império. No ano de 1822, o imperador português D. Pedro I declarou a independência do Brasil.

Ao longo deste período anterior a Independência do Brasil, já existia uma bandeira que representava o Brasil Imperial, e que retratava o domínio do Império Português sobre o país.

bandeira do brasil imperial

Após a independência do país, houve a Proclamação da República, que derrubou a Monarquia Portuguesa no Brasil, dando início ao regime presidencialista.

Foi necessária a implementação e criação de uma bandeira que representasse o novo governo brasileiro.

É notável que a bandeira do Brasil foi inspirada na bandeira do Brasil Imperial, especificamente no retângulo verde e o losango amarelo.

O centro da bandeira foi totalmente modificado, retirando todas as menções de símbolos do império português.

Os criadores da atual bandeira brasileira foram: Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis, e Décio Vilares.

A celebração ao dia da bandeira foi instituída pelo Decreto número 4, no dia 19 de novembro de 1889, pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, o então chefe do governo provisório, da recém-criada República Federativa do Brasil.

Leia mais sobre a Proclamação da República do Brasil.

Significado das cores da bandeira do Brasil

bandeira do brasil

As cores da bandeira brasileira são: o amarelo-ouro, o verde, o azul e o branco. Porém, não há como ter certeza sobre seus significados, já que o decreto da bandeira diz apenas os nomes das cores.

Algumas pessoas remetem o verde a Bragança, casa da família real de D. Pedro I, e o amarelo a Habsburgos, a casa da Imperatriz Leopoldina.

Porém, numa forma de identificar e representar o país, os próprios brasileiros e até mesmo no Hino à Bandeira, fazem menções sobre os significados das cores relacionando com as características do país:

  • Amarelo: ouro e riquezas minerais;
  • Azul: O céu e os rios brasileiros;
  • Verde: as matas brasileiras;
  • Branco: o desejo pela paz;

As estrelas representam os estados brasileiros e o Distrito Federal. A posição de cada estrela da bandeira também foi definida por lei e corresponde ao céu do Rio de Janeiro, observado no dia 15 de novembro de 1889, às 08:30 da manhã.

A faixa branca também não é aleatória, ela é uma linha astronômica chamada Eclíptica.

A frase “Ordem e Progresso” é baseada numa corrente de pensamento chamado Positivismo, que era comum entre os membros que derrubaram o Império. O Positivismo colocava o amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo.

A última modificação feita na bandeira brasileira aconteceu no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Veja mais sobre o significado da bandeira do Brasil.

Hino à bandeira do Brasil

O Hino à Bandeira do Brasil foi encomendado pelo prefeito do Rio de Janeiro, cerca de 17 após a bandeira atual ser escolhida. A letra é de Olavo Bilac e a melodia é de Francisco Braga.

Inicialmente ele era tocado apenas em escolas, mas aos poucos foi sendo adotado pelas forças militares e pelos outros estados.

Salve, lindo pendão da esperança!

Salve, símbolo augusto da paz!

Tua nobre presença à lembrança

A grandeza da Pátria nos traz

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil

Querido símbolo da terra

Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas

Este céu de puríssimo azul

A verdura sem par destas matas

E o esplendor do Cruzeiro do Sul

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil

Querido símbolo da terra

Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado

Compreendemos o nosso dever

E o Brasil por seus filhos amado

Poderoso e feliz há de ser!

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil

Querido símbolo da terra

Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira

Nos momentos de festa ou de dor.

Paira sempre sagrada bandeira

Pavilhão da justiça e do amor!

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil

Querido símbolo da terra

Da amada terra do Brasil!

Curiosidades da bandeira do Brasil

  • Antes de a bandeira atual ser a escolhida, outras foram desenhadas. Uma delas, a mais famosa, foi a do formato muito similar a bandeira dos Estados Unidos da América. Mesmo não tendo sido a escolhida, esta bandeira serviu como inspiração para bandeiras de estados como o Sergipe, Piauí e Goiás.

curiosidades sobre a bandeira do brasil

  • A forma como as estrelas estão dispostas na bandeira, reflete a realidade das constelações. O Cruzeiro do Sul, por exemplo, está presente na bandeira brasileira.
  • A última alteração feita na bandeira do Brasil, foi em 1992, quando foram acrescentados as estrelas que representam os estados de Roraima, Amapá, Rondônia e Tocantins.

Veja também:

Data de atualização: 03/02/2021.