Significado de Ordem e Progresso

O que é Ordem e Progresso:

Ordem e Progresso é a frase que está escrita na bandeira brasileira. A mensagem é o lema nacional desde sua formação e foi idealizada pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889.

Bandeira do Brasil

Na bandeira, ordem significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva. É a proteção do que é certo e bom, em todos os aspectos da vida nacional.

O progresso significa o avanço natural da sociedade e das instituições como consequência da defesa da ordem.

A expressão ordem e progresso teve origem na corrente filosófica e política do positivismo, surgida no século XIX. Na França, um dos principais representantes do positivismo foi Auguste Comte, autor da frase:

"O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.”

Os ideais e o lema de Comte contribuíram para a proclamação da república no Brasil e serviram de inspiração para a elaboração da bandeira.

O positivismo possui ideais republicanos, como a busca de condições sociais básicas através do respeito aos seres humanos, salários dignos, bem como o melhoramento do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais.

Ordem e Progresso também é um livro do escritor Gilberto Freyre, publicado em 1957 em que o autor aborda a transição do regime monarquista ao republicano no Brasil.

Veja também:

Data de atualização: 19/11/2018. O significado de Ordem e Progresso está na categoria: Geral