Significado de Preâmbulo

O que é Preâmbulo:

Preâmbulo é um substantivo que significa introdução, início ou declaração inicial. O termo preâmbulo pode se referir à introdução de um texto, documento, música, ao prefácio de um livro ou à parte inicial de uma lei.

O preâmbulo de um livro é um pequeno texto que antecede o primeiro capítulo e que expõe uma explicação resumida sobre o conteúdo discutido no livro. É comum que o preâmbulo apresente a forma como foi estruturado o texto ou como foram divididos os capítulos.

Quando se refere a uma música, o preâmbulo é uma introdução sonora que é apresentada antes do início da música principal. O preâmbulo musical também pode ser chamado de prelúdio.

A expressão “falar sem preâmbulos” significa ter uma conversa direta, sem delongas ou sem "encher linguiça".

O termo é um substantivo masculino que se originou do latim praeambulus, que significa “o que caminha à frente".

São sinônimos da palavra: prefácio, introdução, prefação, prelúdio, início, prólogo e ementa.

São antônimos de preâmbulo: epílogo, conclusão, fecho e encerramento.

Preâmbulo da Constituição Federal

A Constituição Federal tem um preâmbulo que foi escrito pelos membros da Assembleia Constituinte que trabalhou na discussão e composição da lei.

No preâmbulo constitucional estão expressos os objetivos, princípios, valores e ideias que foram levados em consideração durante a elaboração do texto da Constituição.

Essas justificativas descritas no preâmbulo deixam claro quais são os valores políticos, sociais e econômicos que a Constituição tem o objetivo de proteger.

Veja também o significado de introdução.

Data de atualização: 10/11/2017.