6 consequências da globalização no mundo

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana BezerraProfessora de História

A globalização tem efeitos de longo alcance em nosso estilo de vida. Isso nos direciona a um acesso mais rápido à tecnologia, melhor comunicação e inovação.

Além disso, ela desempenha um papel importante em reunir pessoas de diferentes culturas, inaugurando uma nova era na economia mundial, o que gerou grandes desenvolvimentos.

Todo esse processo de globalização é capaz de oferecer consequências boas e ruins para o planeta e para a humanidade.

globalizacaoGlobalização: conexão entre diferentes lugares e pessoas.

Abaixo, entre pontos positivos e negativos, listamos 6 consequências que a globalização traz para o mundo.

1. Desemprego

Em quase todos os países em desenvolvimento, mais da metade da população trabalhadora contava com empregos nas indústrias até que a globalização se instalou.

O avanço da tecnologia reduziu esse tipo de emprego e aumentou a necessidade de profissionais qualificados em outras áreas. A maioria das pessoas nos países em desenvolvimento não possui esse tipo de qualificação.

Assim, começou a ocorrer um vasto histórico de desemprego o que, consequentemente, gerou incapacidade de satisfazer as necessidades básicas de algumas pessoas.

Tudo isso resulta em um aumento de atividades criminosas, como roubo, furto, homicídio e abuso de drogas.

A taxa de desemprego e pobreza continua crescendo à medida que aumenta a desigualdade social.

Veja mais sobre o significado de desigualdade social.

2. Má qualidade na alimentação e doenças

A globalização trouxe o consumo de alimentos processados que conta com elementos químicos e artificiais em sua produção.

Para se beneficiar de negócios agropecuários, animais como as vacas são alimentadas com produtos químicos que as fazem produzir muito leite ou aumento de peso. Esse processo é realizado com foco na larga produção e venda para as indústrias.

Devido ao aumento da ingestão desses produtos químicos presentes nos alimentos, as doenças crônicas estão em ascensão.

Além disso, há uma queda na qualidade de vida da população, principalmente nos países em desenvolvimento, devido a problemas como o consumo exacerbado de agrotóxico em alimentos.

agrotoxicoAplicação de agrotóxico em plantação de alimentos.

3. Investimentos na economia estrangeira

O investimento estrangeiro é um dos resultados da globalização que culmina em muitos desenvolvimentos em países que ainda se encontram em processo de desenvolvimento.

Por exemplo, alguns investidores querem que as matérias-primas e os bens sejam transferidos mais rapidamente para a própria indústria e mercado, respectivamente.

A única maneira de fazer isso é ajudar cada governo na construção de uma infraestrutura eficiente. Assim, a população local consegue emprego nessas indústrias e empresas estabelecidas em seu país.

Os investidores impulsionam a economia do país pagando impostos ao governo. Com isso, eles ajudam a melhorar instituições como escolas e hospitais por meio de agências governamentais que beneficiam os locais e seus familiares.

Porém, o maior lucro em todo esse processo de investimento, retorna para os próprios países investidores.

investimentoInvestimento financeiro.

4. Competitividade no mercado econômico

Hoje, os clientes têm acesso a marcas locais e internacionais a preços competitivos. Empresas nacionais estão competindo com empresas estrangeiras, o que leva melhores produtos e taxas mais baixas para o consumidor final.

Pequenas empresas podem agora expandir suas operações em todo o mundo devido aos avanços da tecnologia. Além disso, as empresas podem obter financiamento do exterior e levar suas operações para mercados estrangeiros.

Corporações multinacionais têm escritórios e filiais em todo o mundo, o que lhes permite atingir um público maior e estimular o crescimento econômico nos países em desenvolvimento.

A globalização também incentiva a inovação e a criatividade. As empresas estão sendo pressionadas a desenvolver melhores produtos e serviços para se manterem competitivas.

5. O consumo e o meio ambiente

Ao longo dos anos, a população mundial tem crescido consideravelmente. A questão é que o consumo de recursos naturais vem crescendo desenfreadamente e estamos consumindo mais recursos naturais do que o planeta nos consegue oferecer.

Ativistas têm apontado que a globalização levou a um aumento no consumo de produtos, o que impactou o ciclo ecológico. O aumento do consumo também leva a um aumento na produção de bens, o que, por sua vez, sobrecarrega o meio ambiente.

A globalização também levou a um aumento no transporte de matérias-primas e alimentos de um lugar para outro. A quantidade de combustível que é consumida no transporte desses produtos levou a um aumento nos níveis de poluição no meio ambiente.

desmatamentoDesmatamento, uma das ações de exploração dos recursos naturais.

Antes, as pessoas costumavam consumir alimentos cultivados localmente, mas com a globalização, as pessoas consomem produtos que foram desenvolvidos em países estrangeiros.

O lixo industrial que é gerado como resultado da produção foi carregado em navios e despejado nos oceanos. Isso matou muitos organismos subaquáticos e depositou muitos produtos químicos nocivos no oceano.

Tudo isso são consequências que a globalização tem gerado de forma rápida e preocupante para o meio ambiente, o que gera um alerta feito por ativistas e até mesmo elaboração de grandes acordos entre as maiores potências mundiais.

Leia também sobre aquecimento global, efeito estufa e camada de ozônio.

6. Tecnologia e comunicação

Com a internet, banda larga, tecnologia de telefonia celular, dispositivos portáteis sem fio e outras tecnologias de comunicação, as pessoas passaram a se comunicar perfeitamente, mesmo com longas distâncias.

Com o avanço da tecnologia, o mundo está ficando cada vez menor, em relação a tempo-espaço. Hoje a comunicação atravessa diferentes pontos do mundo, com muita facilidade.

comunicacaoComunicação na globalização.

Embora a comunicação entre as nações além de suas fronteiras seja um conceito antigo, o desenvolvimento da globalização, principalmente nas novas tecnologias, está impactando as formas como nos comunicamos e aprendemos de maneiras diferentes e fascinantes.

O aumento do uso da internet em particular tem sido incrivelmente instrumental para melhorar as maneiras pelas quais nos conectamos uns com os outros.

Por causa de tecnologias como a internet, temos a oportunidade de ver diversas perspectivas que estavam fora do nosso escopo anteriormente.

Somos capazes de nos conectar totalmente com alguém que está a milhares de quilômetros de distância em tempo real e os efeitos são profundos, já que a nossa forma de conviver, trabalhar e nos relacionar pode mudar completamente a partir disso.

Veja também:

Data de atualização: 10/07/2019.

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.