Significado de Combustível fóssil

O que é Combustível fóssil:

Combustível fóssil é uma substância fonte de energia que é produzida a partir do processo de decomposição de seres vivos. Entre os combustíveis fósseis mais utilizados no planeta estão o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.

Os combustíveis fósseis são classificados como fontes de energia não-renováveis, pois só surgem a partir do processo de decomposição de resíduos orgânicos que viveram há milhares de anos. Ou seja, com a sua escassez, levariam centenas de milhões de anos para que surgissem novas reservas de combustíveis fósseis.

Veja também o significado de Energia não-renovável.

Para ser possível a existência de combustíveis fósseis, ao longo de milhões de anos, os restos orgânicos dos seres vivos foram sendo pressionados por lama, terra e rocha, sofrendo alterações químicas e originando os mais variados tipos de substâncias. O gás natural e o petróleo, por exemplo, se formaram a partir da decomposição de organismos microscópicos, como as algas.

Atualmente, os combustíveis fósseis (que levam este nome justamente devido a sua origem fossilizada), são utilizados para a produção de energia elétrica, de pneus e demais produtos, além de combustíveis, como a gasolina e o diesel.

Devido a intensa exploração dos recursos fósseis, estudiosos preveem a extinção dos combustíveis desta origem, como o petróleo e o gás natural nos próximos 100 anos, enquanto que o carvão mineral deverá encontrar o seu fim em pelo menos 200 anos.

Saiba mais sobre o significado de Carvão Mineral.

Entre os principais exploradores de combustíveis fósseis do mundo está os Estados Unidos, a China, a Rússia, a Arábia Saudita e o Brasil, que possui grandes reservas de petróleo ao longo da costa brasileira, em uma zona profunda do oceano conhecida por pré-sal.

Vantagens e desvantagens dos combustíveis fósseis

Sem dúvida que os combustíveis fósseis possuem muitas vantagens e colaboraram bastante para o crescimento tecnológico e operacional da vida urbana durante a Revolução Industrial. No entanto, atualmente é inevitável não estar atento as grandes desvantagens que os combustíveis fósseis acarretam para a qualidade do meio ambiente e para a saúde dos seres vivos.

Desvantagens:

  • são muito poluidoras (por esse motivo são consideradas um tipo de energia suja);
  • se esgotam rapidamente;
  • têm uma limitação em termos espaciais, tendo origem em locais específicos da Terra;
  • os custos de extração, tratamento e transporte são muito elevados;
  • em muitos casos, só há rentabilidade quando as reservas são de grande tamanho;
  • causam sérias catástrofes ambientais.

Vantagens:

  • apresentam um alto rendimento energético;
  • são facilmente transportados;
  • podem ser utilizados de várias formas;
  • potenciam a criação de muitos postos de trabalho.

Combustível fóssil e Biocombustível

Os chamados biocombustíveis ou combustíveis vegetais, como também são conhecidos, são todos aqueles produzidos a partir de fontes renováveis, como a biomassa.

O biocombustível é, atualmente, uma alternativa para os tradicionais combustíveis fósseis, pois além de serem de fácil renovação, poluem muito menos o meio ambiente.

Veja também o significado de Energia renovável e Biomassa.

Data de atualização: 06/02/2017.