Significado de Remissão

O que é Remissão:

Remissão é o ato ou ação de perdoar e redimir.

A origem etimológica do termo “remissão” supostamente teria se originado a partir do latim remissionis, que significa “ação de pôr a caminho de novo”, ou seja, de “recomeçar”.

Para a maioria das religiões, principalmente a católica, o fiel deve procurar conquistar a remissão de seus pecados, que é concedida pela igreja em nome de Deus.

De modo geral, a remissão é rodeada pelos sentimentos de misericórdia, compaixão e pena, que acabam por conceder alívio e consolo para quem estava em situação de agonia ou acusação, em outrora.

Na medicina, a palavra “remissão” é utilizada para caracterizar o enfraquecimento de uma doença, a partir da diminuição dos sintomas, por exemplo.

A chamada “remissão completa” é uma expressão utilizada pelos médicos quando já não há sinais de determinada doença no organismo de alguém, no entanto ainda não se pode concluir totalmente que o indivíduo esteja realmente curado.

Na área do Direito, a remissão é o ato de perdoar, renunciar ou liberar a obrigação que alguém teria para com a justiça.

Esta “extinção de obrigações” está prevista no artigo 385 do Código Civil: “a remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiro”.

Alguns dos principais sinônimos de remissão são: absolvição, compaixão, frouxidão, indulgência, indulto e perdão.

Remissão e remição

Remissão é a ação de perdoar, enquanto que o termo remição significa “quitação” ou “livramento”.

No âmbito jurídico a remição de uma pena, por exemplo, consiste na quitação da obrigação do indivíduo para com o processo judicial, civil ou fiscal.

Remissão e remição são palavras parônimas homófonas, possuem a mesma pronúncia e grafia semelhante, mas com significados totalmente distintos. 

Data de atualização: 29/12/2017. O significado de Remissão está na categoria: Geral