Significado de Reverência

O que é Reverência:

Reverência é a ação de demonstrar o respeito e humildade em relação a algo ou alguém que é considerado sagrado ou importante.

Normalmente, a reverência é feita através de um movimento corporal, quando o tronco é levemente inclinado para frente ou quando os joelhos são flexionados, com a cabeça baixa, em sinal de respeito.

As reverências costumam ser bastante usuais no âmbito religioso, seja em missas ou demais rituais sagrados, como uma forma de reconhecimento da importância e superioridade divina em relação aos seres humanos.

Aliás, a expressão “Vossa Reverência” é usada como o modo de tratamento direcionado aos eclesiásticos, principalmente aos bispos.

Fazer uma reverência a Deus, de acordo com algumas doutrinas religiosas, e como dito anteriormente, significa pôr-se numa posição de obediência e compromisso.

As reverências também são muito comuns em países que seguem regimes monárquicos, ou seja, onde há a presença de uma aristocracia e nobreza.

No mundo ocidental, principalmente entre alguns povos asiáticos, a reverência continua a ser um dos modos mais usuais de cumprimento.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim “reverentia”, que significa “temor respeitoso” ou “receio”.

Alguns dos principais sinônimos de reverência são: saudação, consideração, respeito, deferência e mesura.

Ver também: o significado de Temor.

O oposto da reverência é a irreverência, que significa agir com falta de recato, demonstrando falta de respeito por algo ou alguém.

Saiba mais sobre o significado de irreverente.

Data de atualização: 23/08/2016.