Significado de RNA

O que é RNA:

RNA (ou ARN) é a sigla para ácido ribonucleico, uma macromolécula essencial para várias funções biológicas.

Como o nome indica, o RNA é um ácido nucleico (assim como o DNA) e funciona na regulação, codificação, e decodificação dos genes. Esses ácidos, em conjunto com carboidratos, lipídios e proteínas, compõem o grupo de substâncias indispensáveis para todas as formas de vida.

A principal função do RNA é produzir proteínas a partir de informações adquiridas do DNA. Por esse motivo, uma das grandes premissas da biologia molecular é de que “o DNA faz o RNA fazer proteínas”.

O RNA é sintetizado a partir do DNA através do processo de transcrição. Esse processo é iniciado com uma enzima chamada RNA polimerase, que promove a abertura do DNA e garante o emparelhamento dos nucleotídeos que serão transcritos.

Estrutura do RNA

O RNA é formado por uma cadeia de substâncias menores denominadas nucleotídeos. No RNA, os nucleotídeos são compostos por riboses, fosfatos e bases nitrogenadas que, por sua vez, subdividem-se em:

  • Purinas: adenina (A) e guanina (G);
  • Pirimidinas: citosina (C) e uracila (U).

RNA - Estrutura

Ao contrário do DNA, o RNA é geralmente formado por uma cadeia simples (uma só fita). No entanto, é comum que essa fita única dobre-se em torno de si mesma, aproximando bases nitrogenadas complementares e criando pareamentos. Dessa forma, acaba-se formando uma estrutura tridimensional parecida com o DNA.

Em termos estruturais, outras diferenças entre o RNA e o DNA são:

A pentose (açúcar) presente no RNA é a ribose, enquanto no DNA é a desoxirribose.

No RNA existe a base nitrogenada uracila, enquanto no DNA existe a timina.

DNA e RNA - Diferenças

A diferença sutil na pentose presente em cada ácido confere ao DNA um nível maior de estabilidade, ideal para o armazenamento de informação genética. Por outro lado, a natureza mais instável do RNA é suficiente para suas funções de menor prazo.

Tipos de RNA e suas funções

Existem três tipos de RNA: mensageiro (RNAm), ribossômico (RNAr) e transportador (RNAt).

RNA mensageiro

O RNA mensageiro é a molécula responsável por levar as informações genéticas do DNA para o citoplasma.

Quando uma célula requer a produção de determinada proteína, o DNA inicia o processo de transcrição, através do qual o código genético é copiado, sintetizando assim uma tira de RNAm. Esse RNA funciona como uma cópia móvel do DNA que leva a mensagem ao citoplasma e informa o tipo de proteína que deve ser produzida.

RNA ribossômico

O RNA ribossômico (ou ribossomal) é a substância que compõe aproximadamente 60% do ribossomo, organela na qual ocorre a síntese de proteína. Sua função é auxiliar na tradução da informação trazida pelo RNA mensageiro.

O RNA ribossômico é sintetizado em uma região densa localizada no núcleo da célula, chamada nucléolo. Por ser o principal componente do ribossomo, o RNAr é essencial para todas as funções da organela, sobretudo para o pareamento correto entre o RNA mensageiro e o RNA transportador.

RNA transportador

O RNA transportador (ou de transferência) é a molécula responsável por levar aminoácidos ao ribossomo a fim de auxiliar na síntese de proteínas.

Quando o RNA mensageiro informa o tipo de proteína que deve ser produzida, o RNA ribossômico auxilia no repasse da informação para o RNA transportador. Com base no códons (sequência de três bases nitrogenadas), o código genético é identificado e o RNAt se encarrega de transportar aminoácidos compatíveis para a produção da proteína.

Características do RNA

Em resumo, as principais características do RNA são:

  • funciona na regulação, codificação e decodificação dos genes;
  • sua principal função é produzir proteínas;
  • são formados por riboses, fosfatos e bases nitrogenadas;
  • é formado por uma cadeia simples (uma só fita);
  • pode ser classificado em RNA mensageiro, RNA ribossômico e RNA transportador.
  • o RNA mensageiro é responsável por levar as informações do DNA para o citoplasma;
  • o RNA ribossômico auxilia na tradução da informação trazida do DNA;
  • o RNA transportador leva aminoácidos ao ribossomo para auxiliar na síntese de proteínas.

Veja também:

Data de atualização: 28/01/2019.

Veja Também