China

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

A China é um país localizado no leste da Ásia. É o quarto maior país do mundo, com 9.597.000 km², e o segundo mais populoso, com aproximadamente 1.425 bilhões de habitantes. Sua capital é Pequim.

Com o nome oficial de República Popular da China, o país é uma república socialista com um sistema de partido único, liderado pelo Partido Comunista Chinês (PCCh).

É segunda maior economia do mundo, baseada principalmente na sua indústria e na agricultura. O país tem uma sólida relação econômica com o Brasil há 50 anos. Atualmente, é o principal parceiro comercial do nosso país.

A natureza da China é rica, o clima varia conforme a região: no norte há clima continental, e no sul, subtropical e tropical. Há florestas temperadas, tropicais, desertos e vegetação alpina. Quanto a fauna, a biodiversidade conta com mais 800 espécies nativas.

Dados da China
Nome oficial República Popular da China
Capital Pequim
Idioma oficial Mandarim
Moeda Renminbi (ou Yuan)
Tamanho 9.597.000 km²
População 1.425 bilhão
Localização Ásia
Produto Interno Bruto (PIB) 17,7 trilhões de dólares
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,7888

Veja o mapa político da China:

Mapa da China divido por províncias, com os seus respectivos nomes.

Tamanho da China

A China tem cerca de 9.597.000 km², é o quarto maior país do mundo, perdendo somente para a Rússia, o Canadá e os Estados Unidos, respectivamente.

O território está dividido em unidades administrativas que abrangem províncias, regiões autônomas, cidades administrativas e regiões administrativas especiais. Ao todo, são 23 províncias, 5 regiões autônomas, 4 cidades administrativas e 2 regiões especiais.

Entre as províncias, está Taiwan, que a China considera parte do seu território, embora tenha um governo separado. Dentre as cidades administrativas, está Pequim, a capital, localizada na planície norte do país. E Hong Kong é uma das regiões especiais.

A China é banhada pelo Oceano Pacífico, por meio do Mar Amarelo, Mar da China Oriental e o Mar da China Meridional (ou Mar do Sul da China).

População da China

A China é o segundo país mais populoso do mundo, com uma população de 1.425 bilhão de habitantes. Foi o país mais populoso desde quando as Nações Unidas (ONU) iniciou a contagem, em 1950, contudo, em 2023, foi ultrapassada pela Índia, que possui 1.441 bilhões de habitantes.

A população da China é bastante diversa, com cerca de 56 etnias. Os Han são o grupo étnico maioritário, que representa aproximadamente 92% da população. O segundo maior grupo são os zhuang, com cerca de 17 milhões de pessoas. Entre as outras etnias estão os hui, os tibetanos e os mongóis.

A China possui cerca de 300 línguas e dialetos, contudo, o mandarim é o mais popular, sendo o idioma da etnia dominante Han. Também é a língua oficial do governo chinês, utilizada na educação e na comunicação nacional.

A civilização chinesa é uma das mais antigas do mundo, com cerca de 4000 anos. Um dos pontos de desenvolvimento dessa sociedade aconteceu nas margens do importante Rio Amarelo, onde os Han realizaram grandes invenções, como o papel e a pólvora.

Governo da China

Bandeira da China de cor vermelha com uma estrela maior no canto superior esquerdo, com quatro estrelas menores ao seu lado direito.
Bandeira da China.

O governo da China é uma república socialista de partido único, liderada pelo Partido Comunista Chinês (PCCh). Este sistema político foi estabelecido após a Revolução Chinesa de 1949, liderada por Mao Tsé-Tung.

Trata-se de sistema político centralizado, com o presidente da China sendo o chefe de Estado e o primeiro-ministro o chefe de governo. O poder legislativo é exercido pela Assembleia Popular Nacional, e o judiciário tem o Supremo Tribunal Popular como a instância mais alta.

O governo central chinês é principal responsável pelo país, porém as regiões autônomas têm autonomia em questões culturais e linguísticas (o controle político e militar é exercido pelo governo central). As regiões especiais seguem o princípio de "um país, dois sistemas", em que têm também certa autonomia econômica e jurídica.

Economia da China

Prédios e edifícios altos e modernos, com iluminação colorida, ao fundo céu azul acizentado.
Xangai, uma das maiores cidades da China, com cerca de 25 milhões de habitantes.

A economia chinesa é a segunda maior do mundo, com Produto Interno Bruto (PIB) de cerca 17,7 trilhões de dólares em 2023. Sua economia é baseada no modelo de socialismo de mercado, no qual o Estado exerce controle sobre setores estratégicos, mas permite a participação do setor privado e o funcionamento de elementos de livre mercado.

A China teve um rápido crescimento econômico desde as reformas realizadas no final da década de 1970, que abriram a economia ao comércio exterior, ao investimento estrangeiro e às iniciativas privadas, e transformaram o país em uma potência de manufatura e exportação.

O país teve altas taxas de crescimento ao longo de décadas, contudo, esse ritmo desacelerou nos últimos anos à medida que a economia se aproximou da maturidade e também em decorrência da crise causada pela pandemia de Covid-19.

O país é um grande produtor, desde produtos agrícolas (como arroz, trigo e carne suína), a bens de consumo, como eletrônicos e roupas, até equipamentos de alta tecnologia.

Relação entre o Brasil e a China

O Brasil e a China têm uma relação sólida e de grande importância para os dois países há 50 anos. Trata-se de uma parceria que envolve principalmente o setor econômico, com a China sendo o principal parceiro comercial do Brasil.

A China importa do Brasil produtos agropecuários (como soja e carne bovina), minerais (como minério de ferro) e petróleo. Já o Brasil importa produtos manufaturados, como eletrônicos, máquinas e veículos.

A China é também uma das principais fontes de investimentos estrangeiros no Brasil, estando presente em setores importantes, por exemplo: energia, infraestrutura, mineração e telecomunicações.

Os dois países participam do BRICS, com a Rússia, a Índia e a África do Sul, que é um grupo de cooperação e desenvolvimento econômico de países emergentes.

Clima da China

O clima da China é diversificado devido à extensão do território, que possui diferentes latitudes, altitudes e proximidade de massas de água. Os principais tipos de clima são:

  • Clima Temperado Continental - predominante no norte e nordeste da China, caracterizado por quatro estações bem definidas, com verões quentes e invernos muito frios.
  • Clima Subtropical Úmido - encontrado no sul e sudeste da China. Possui invernos amenos e verões longos, quentes e úmidos, associados a chuvas frequentes e a temporada de monções.
  • Clima de Monções - predominante no leste e sudeste da China. É um tipo de clima influenciado pela ocorrência de monções, especialmente durante o verão, que trazem tempestades intensas e até mesmo tufões.
  • Clima Tropical - acontece no extremo sul da China, e é caracterizado por ser quente durante todo o ano, com uma estação chuvosa de verão e uma estação seca de inverno.
  • Clima Desértico - predominante no noroeste da China, onde é muito seco, tem verões muito quentes e invernos rigorosos.
  • Clima Alpino - encontrado na região do Tibete, onde as temperaturas são baixas o ano todo, especialmente nas regiões de maior altitude.

Geografia da China

A geografia da China possui uma grande variedade de paisagens. No sul, há o domínio de áreas montanhosas famosas, como o Himalaia, o Everest e o Planalto Tibetano, conhecido como o "teto do mundo". O sudoeste possui cadeias montanhosas de Kunlun e Tianshan.

O noroeste é caracterizado por desertos, como o Gobi e o Taklamakan. Essas regiões formam a base das bacias de drenagem e influenciam o clima do país.

A China também tem extensas planícies e bacias fluviais. A Planície do Norte da China é fértil e densamente povoada, enquanto a Planície do Yangtzé e do Rio das Pérolas são importantes para a agricultura e a economia, com grandes centros urbanos e áreas de cultivo.

A costa da China, ao longo do Oceano Pacífico, inclui rios, baías e ilhas, como o Rio Amarelo, o Mar Amarelo e Rio Yangtze (Rio Azul), abrigando também cidades e portos importantes.

Flora e fauna da China

Rosto de urso panda com uma das patas superiores apoiada em galho de árvore.
Urso panda-gigante, espécie somente encontrada na China e é um símbolo do país.

O território chinês é diverso em vegetação, possuindo florestas temperadas (ao norte), florestas subtropicais e tropicais (no centro, leste e sul), vegetação de montanha (no Tibete) e grandes áreas de deserto. São mais de 30 mil espécies de plantas nativas.

A variedade de clima e vegetação proporciona uma fauna rica, com mais de 800 espécies de animais. Entre elas, está o famoso panda-gigante (considerado um símbolo nacional chinês) que continua vulnerável a extinção, apesar da sua população selvagem ter crescido nos últimos anos devido a medidas de proteção a espécie.

Referências bibliográficas:

BANCO MUNDIAL. PIB (em US$) - China. Disponível em: https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.CD?locations=CN. Acesso em: 11 set. 2024.

CIA. World Factbook: China. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/china/#economy. Acesso em: 11 set. 2024.

SILVA, Ângela Corrêa da [et al.]. Geografia: contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2016.

Veja também:

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar