Significado de Semancol

O que é Semancol:

Semancol é um termo utilizado na língua informal para se referir à um medicamento imaginário que teria o poder de fazer as pessoas mais humildes.

Quando alguém diz para determinada pessoa tomar “chá se Semancol”, significa que ela deve “se mancar”, ou ser, não ter atitudes ou comportamentos sem noção e inconvenientes.

Semancol tem origem a partir da expressão “se mancar”, que é uma gíria muito utilizada principalmente entre os brasileiros.

Algumas pessoas também costumam utilizar o termo simancol, porém o uso mais comem da grafia é semancol (de “se + mancar”).

Se mancar é a capacidade que se espera que todas as pessoas tenham, de compreender situações e momentos em que devem ou não agir, se suas atitudes poderão ou não prejudicar ou ofender outra pessoa. Em outras palavras: ter semancol é ter consciência e noção de suas ações.

O termo semancol tem origem nos remédios, pois a grande maioria tem sua terminação no sufixo “ol”.

Assim, o semancol seria uma espécie de medicação para pessoas que sofrem de falta de percepção, de inconveniência, seria a cura para os indivíduos que realmente não pensam antes de agir, ou não se importam em serem conhecidos como chatos e que não tem semancol.

Um exemplo de uma pessoa que não tem semancol é aquela que vai conhecer a casa nova de um amigo e critica os móveis, ou então diz que a decoração é brega, que a comida está ruim, e coisas do tipo.

Exemplos: “Não aguento mais esse garoto, ele não tem semancol” / “Minha mãe não tem semancol, não me deixa sozinha nunca”.

Ver também o significado de Humildade.

Data de atualização: 14/12/2016.