5 Exemplos de senso comum

O senso comum reflete o modo de pensar da maioria das pessoas, com noções que são admitidas pelos indivíduos através de suas vivências. Ele descreve as crenças e proposições que aparecem no cotidiano, sem se preocupar com uma investigação detalhada para saber seu real significado.

Abaixo daremos alguns exemplos do que é caracterizado como senso comum:

1. Chá de boldo cura problemas no fígado

Quando uma pessoa reclama de dores no fígado, é comum alguém dizer que ela pode tomar um chá de boldo que logo a dor vai passar.

Esta é uma receita usada pelos mais antigos e que foi repassada de geração em geração, sem que as pessoas soubessem de fato o princípio ativo do boldo e seu efeito nas doenças hepáticas.

Este pensamento está diretamente relacionado com o conhecimento empírico, que é aquele que é baseado em experiências e que é transmitido de geração em geração.

Saiba mais sobre o conhecimento empírico.

2. Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino

Diferente do conhecimento crítico, o conhecimento empírico, usado no senso comum, não se baseia em métodos ou conclusões científicas, mas sim no modo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.

Esse pensamento justifica o fato de as pessoas pensarem que quando alguém não está com o intestino funcionando corretamente, o fato de comer ameixa ou mamão, faz com que ele volte ao seu normal.

Isto ocorre porque o princípio ativo destas frutas têm uma função laxativa, ou seja, que ajuda a regular o intestino. Esta também é uma vivência que nossos antepassados tiveram na vida e foram repassando para as próximas gerações.

3. Em time que está ganhando não se mexe

Esta frase muito popular é usada em inúmeras situações e significa o pensamento de que não se devem alterar as condições de algo que está funcionando corretamente.

Não há como comprovar ou prever que as mudanças poderiam piorar os resultados. O contrário poderia acontecer e as alterações poderiam trazer resultados ainda melhores.

Entretanto, é um entendimento de senso comum, passado através das gerações, que fazer mudanças em uma situação que funciona bem pode comprometer os próximos resultados.

4. Há solução para tudo, menos para a morte

Essa frase é repetida por pessoas de diferentes idades e em diferentes situações. Em geral, é usada como um consolo em momentos difíceis ou situações que parecem não ter possibilidade de serem resolvidas.

Pode ser considerada uma mensagem popular que representa o otimismo e o desejo de "sempre encontrar uma saída" para qualquer problema ou dificuldade.

Esse ditado do senso comum é utilizado como uma mensagem positiva, que encoraja uma pessoa a não ter medo ou se desesperar, já que para todas as situações existiria uma solução, menos para a morte.

5. Brasileiro gosta de samba, churrasco e futebol

Esse é outro exemplo do senso comum. A frase, que pode ser dita tanto por brasileiros como por estrangeiros, reflete a ideia generalizada de que todas as pessoas nascidas no Brasil gostam de fazer essas atividades em seus momentos de lazer.

Faz parte do senso comum achar que samba, futebol e churrasco são "paixões nacionais", ou seja, que são atividades apreciadas por todos os brasileiros.

Nesse caso, embora seja uma ideia muito popular, sabemos que não reflete a realidade, já que não é verdade que todas as pessoas nascidas no país ouvem samba ou gostam de churrasco e de futebol.

Saiba mais sobre o Senso Comum e o Senso Crítico.

Data de atualização: 09/10/2019.