Significado de Sensei

O que significa Sensei:

Sensei é uma palavra em japonês usada como um título honroso para tratar com respeito um professor ou um mestre.

A tradução literal desta palavra é "aquele que nasceu antes", já que o kanji correspondente ao "sen" significa "antes" e o kanji "sei" significa "nascimento". Isso indica que chamar alguém de sensei é reconhecer que essa pessoa é experiente na sua área.

A palavra sensei é muito usada no âmbito do caratê e de outras artes marciais. Neste caso, o sensei é o instrutor, a pessoa que dá a aula e tratá-lo dessa forma é um sinal de reconhecimento e respeito. Em muitas artes marciais, o aluno deve fazer uma vênia ao seu sensei antes de começar a aula ou competição.

Descubra mais sobre karatê e artes marciais.

No entanto, a palavra Sensei também pode ser usada em outros contextos, para se referir a uma pessoa que tem bastante conhecimento na sua área profissional, como médicos ou advogados, por exemplo. Esta palavra pode ser usada isoladamente ou como o sufixo depois de um nome.

É importante não confundir esta palavra com senpai, um termo usado para se referir a uma pessoa na escola ou trabalho que é mais velha ou tem um status mais elevado.

Saiba mais sobre o significado de senpai.

Sensei ou Sansei

Um sensei é uma pessoa que se destaca na sua área profissional, enquanto que a designação sansei serve para qualificar uma pessoa que é a terceira geração de imigrantes japoneses em um determinado país.

Aprenda mais sobre o significado de nissei e sansei.

Data de atualização: 19/06/2018.