Significado de Senpai

O que é um Senpai:

Senpai é uma palavra em japonês, usada para se referir com respeito a uma pessoa mais velha ou mais experiente.

É uma forma de tratamento muito comum no âmbito profissional mas também em escolas, associações ou clubes esportivos. Por exemplo, se uma pessoa acaba de ser contratada para uma empresa, os seus colegas mais velhos são tratados como senpai.

O contrário de senpai é o kohai (ou kouhai), indicando alguém que é um novato. Frequentemente, os senpai assumem algum tipo de responsabilidade em relação ao kouhai, como se fossem um mentor.

Descubra mais sobre o conceito de mentoring.

É bastante comum ouvir alguém mais novo chamando outra pessoa de senpai, no entanto o oposto raramente acontece. Isto porque chamar alguém de kouhai é visto quase como um insulto ou humilhação, uma lembrança que o outro é inferior.

No Japão, muitas vezes o relacionamento entre senpais e kouhais é bastante rígido, havendo uma barreira social muito clara que distingue os dois grupos.

Notice me senpai

Em inglês, notice me senpai significa "observe-me senpai" e teve a sua origem nos desenhos animê e mangá.

Veja também o que significa mangá.

Esta expressão indica a necessidade de aprovação que muitas pessoas têm de elementos mais velhos ou superiores. Esta frase é muito comum em escolas de desenhos japoneses, onde um/a aluno/a (kouhai) se apaixona por um/a aluno/a que é mais experiente (senpai) e deseja profundamente que o seu interesse amoroso olhe para ele/a.

Esta expressão originou vários memes na internet.

Aprenda mais sobre o significado de meme.

Data de atualização: 06/08/2015.