Shippar
Shippar trata-se do ato de torcer pelo relacionamento amoroso de alguém, normalmente personagens de filmes, seriados, desenhos animados, histórias em quadrinhos, mangás, etc.
Shippar é uma expressão criada a partir da palavra inglesa relationship, que significa “relacionamento”, em português.
Este neologismo foi popularizado por leitores e criadores de fanfics (histórias alternativas criadas por fãs), que tinham o desejo de unir personagens que na história original não formavam um casal amoroso.
Saiba mais sobre Fanfics.
Por normas, os ships – os casais – são representados pela união de seus nomes, criando um novo nome, por exemplo: Clarissa e Vanessa, que origina “Clanessa”; Damon e Elena, que forma “Delena”, e assim por diante.
“Shippar nomes” é justamente o ato de unir os nomes dos personagens com a intenção de criar um novo, que caracterize toda a torcida existente pelo casal.
A pessoa que pratica o ato de shippar é conhecida por shipper, enquanto que as pessoas envolvidas no ship (o casal), são chamados de shippados.
Ainda existem outras nomenclaturas utilizadas a partir da ideia do shipping, como:
- Canon ship ou conventional couple: que se trata do relacionamento óbvio da história, ou seja, quando o autor deixa claro que aqueles personagens formarão / formam um casal ao longo da história.
- Cult ship ou unconventional couple: o oposto do canon ship. Quando um casal nunca é revelado pelo autor ao longo da história.
- Slash ship: um casal formado por personagens homossexuais masculinos.
- Femslash ship: um casal formado por personagens homossexuais femininos.