Significado de Sururu

O que é Sururu:

Sururu é o nome popular de um molusco bivalve, ou seja, que é envolvido por duas conchas, bastante típico na costa nordestina do Brasil.

O sururu, cientificamente batizado de Mytella charruana, é um molusco que também recebe o nome de mexilhão, em outras regiões. O sururu é considerado uma referência na culinária baiana, alagoana, maranhense, pernambucana e de demais estados do Nordeste brasileiro.

No estado de Alagoas, por exemplo, o sururu tem tanta importância econômica e cultural para a população que se transformou em Patrimônio Imaterial, pelo Conselho Estadual de Cultura de Alagoas.

Etimologicamente, a palavra "sururu" surgiu a partir do Tupi, antigo idioma falado por grande parte dos indígenas que vivam em território brasileiro.

A culinária nordestina é nacionalmente conhecida por seus pratos típicos, entre eles destacam-se o "caldo de sururu" e a "moqueca de sururu".

Surura na gíria

A palavra sururu também é utilizada como uma gíria tipicamente brasileira para designar uma confusão, uma briga, tumulto, muvuca e bagunça. Esta expressão é muito falada pela população natural dos estados onde encontram-se os moluscos.

De acordo com a gíria regional, o termo "furdunço" é usado como um sinônimo de "sururu", também denotando o estado de bagunça e desordem causado por uma festa ou confusão entre várias pessoas.

Atualizado em