Significado de Várzea

O que é Várzea:

Várzea é um substantivo feminino utilizado para denominar uma planície ou terreno plano, em um vale extenso e cultivado. No Brasil, as várzeas são conhecidas por serem terrenos cultiváveis junto aos rios e ribeirões.

Existentes principalmente na região amazônica, as várzeas são conhecidas por serem constituídas por áreas com vegetação e terreno que sempre sofre com enchentes ou alagamentos durante a época de grandes chuvas.

A palavra várzea pode possuir uma conotação pejorativa, sendo relacionada com bagunça, desordem e confusão. Essa imagem negativa foi criada por causa do estado como os terrenos de várzea ficam durante as enchentes: cheios de lixo e detritos trazidos com a água dos rios.

Algumas pessoas ainda relacionam as várzeas com os "brejos", lugar lamacento e habitado por animais peçonhentos.

Existem duas principais cidades no Brasil que possuem a nomenclatura "várzea": Várzea Grande e Várzea Paulista.

Várzea Grande é o segundo maior município do estado de Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil, fazendo fronteira com o Rio Cuiabá.

A cidade fica a cerca de 100 metros do rio Cuiabá, por isso que foi batizada com este nome, pois durante as cheias, formavam-se grandes várzeas no local. Os índios Guanás, de acordo com a história etimológica da cidade, foram os primeiros habitantes dessa região e os responsáveis pelo seu batismo.

Na região Sudeste do país, no estado de São Paulo, fica localizada a cidade de Várzea Paulista. O município fica próximo do Rio Jundiaí, pertencendo a Aglomeração Urbana de Jundiaí.

Veja também o significados de Futebol de Várzea.

Atualizado em