O que é Patrimônio Cultural?

Patrimônio Cultural ou Patrimônio Histórico Cultural é um bem preservado, que possui valor inestimável para a identidade e história de um povo, comunidade ou região.

Existem dois principais tipos de patrimônio cultural:

  • Patrimônio cultural material: são os bens concretos e que geralmente possuem valor comercial, como as pinturas, esculturas, monumentos, conjuntos arquitetônicos, entre outros. Ou seja, tudo aquilo que pode ser preservado e tem uma durabilidade considerável;
  • Patrimônio cultural imaterial: sãos os patrimônios ligados ao lado emocional, espiritual ou comportamental de um povo ou uma região, como as comidas típicas, danças populares, rituais, entre outros.

Exemplos de patrimônios culturais brasileiros

Por ter uma grande diversidade cultural, o Brasil conta com inúmeros patrimônios nacionais materiais, imateriais e até mesmo patrimônios da humanidade (patrimônio cultural mundial).

Todos têm um importante papel na preservação da identidade e história do país, pois fazem parte da formação dos diferentes povos e culturas que existem no Brasil.

Exemplos de patrimônios culturais materiais brasileiros

A estátua do Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, foi tombada em 2008 como patrimônio cultural material brasileiro. Ela fica localizada no Morro do Corcovado, uma montanha de mais de 700 metros de altitude e é considerada um dos maiores pontos turísticos do Brasil.

cristoredentorEstátua do Cristo Redentor, no estado do Rio de Janeiro

A área arquitetônica e paisagista dos Lençóis, na Bahia, foi tombada como patrimônio histórico brasileiro em 1973. A área representa a história econômica e cultural da Chapada da Diamantina, um importante local de extração de diamantes do século XVIII.

lencois_bahiaLençóis, Bahia

O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no Piauí, foi tombado como patrimônio cultural do Brasil em 1991. É uma área importante para a história do país, pois possui mais de 400 sítios arqueológicos, com gravuras e pinturas rupestres, que contam a história da nossa ancestralidade.

parque_nacional_serra_capivaraParque Nacional da Serra da Capivara, Piauí

Exemplos de patrimônios culturais imateriais brasileiros

O acarajé é uma comida tipicamente brasileira, feita com azeite de dendê e ligada ao cultos dos orixás. Sua comercialização é predominantemente realizada em Salvador (BA), feito especialmente pelas baianas.

Essa comida é considerada um patrimônio cultural imaterial brasileiro e está dentro do Ofício das Baianas, assim como o bolinho de feijão fradinho.

baiana_do_acarajeBaiana do acarajé

O Modo Artesanal de Fazer o Queijo em Minas Gerais, é considerado um patrimônio cultural imaterial brasileiro principalmente por sua forma de produção. Minas Gerais é um grande produtor de leite e ficou conhecido por aproveitar o leite cru para produzir o famoso queijo de Minas Gerais.

Essa modo de produção ganhou destaque por ser um ótimo reaproveitamento de leite, que poderia ser descartado.

queijo_canastraQueijo Canastra, de Minas Gerais

Exemplos de patrimônios culturais da humanidade brasileiros

O conjunto arquitetônico de Ouro Preto, em Minas Gerais, é considerado um patrimônio cultural material do Brasil. A cidade que possui mais de 400 anos é uma herança do Brasil colonial e foi construída com inspirações do urbanismo espanhol da época, além de ser conhecida por suas construções com azulejos portugueses.

Em 1997, Ouro Preto foi considerada um patrimônio cultural e histórico mundial pela UNESCO.

cidade de ouro pretoConjunto arquitetônico de Ouro Preto.

O Círio de Nazaré é uma das festas religiosas mais famosas do Brasil. Esse grande evento de devoção reúne milhares de pessoas todos os anos, em algumas cidades de Belém, no Pará.

Além de ser um patrimônio cultural imaterial brasileiro, em 2013 a UNESCO inscreveu essa grande festa na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade.

cirio_de_nazareFesta do Círio de Nazaré, 2014.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura a dança, a arte-marcial e a música, que se tornou um dos esportes mais praticados no país.

Além de ser um patrimônio cultural imaterial brasileiro, a UNESCO reconheceu a capoeira como um patrimônio cultural da humanidade, em 2014.

capoeiraCapoeira

Patrimônio material e imaterial: qual a diferença?

Uma das principais diferenças entre o patrimônio material e imaterial é o que os classifica. Ou seja, os patrimônios materiais são os concretos e palpáveis, e os patrimônios imateriais estão relacionados aos saberes, às crenças, aos comportamentos e às práticas de uma comunidade ou região.

Outra grande diferença entre os dois é a forma como ambos são preservados. O patrimônio material é único, ou seja, não pode ser reproduzido. Caso seja, será considerado uma réplica e não o patrimônio em si. É por isso que o modo de se preservar é guardar sua originalidade.

Já o patrimônio imaterial pode ser reproduzido e é preservado praticando, para que seu valor se mantenha culturalmente vivo.

Um exemplo é a capoeira, por ser uma patrimônio imaterial, quanto mais reproduzida for, mais se mantêm viva culturalmente. Já o Cristo Redentor, por ser um patrimônio material, é único e qualquer tipo de reprodução será considerada réplica.

A importância da preservação do patrimônio cultural

Com o rápido desenvolvimento da globalização, há sempre uma tendência à reprodução da cultura de massa, ou seja, a padronização de comportamentos e representações estéticas nas cidades.

Nesse caminho, a tendência é reproduzir a cultura dos países hegemônicos, como os Estados Unidos, o que gera uma perda da cultura não-hegemônica, ou seja, a cultura popular, construída perifericamente.

O patrimônio cultural deve ser preservado para que a identidade e a história de uma comunidade ou região, sejam mantidas. Por isso, existem órgãos regulamentadores que são responsáveis por proteger e preservar os patrimônios.

No Brasil, por exemplo, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é o responsável por proteger e preservar a função educativa e cultural dos patrimônios brasileiros e mundiais que se encontram no país.

No âmbito mundial, a UNESCO (Organização das Nações Unidas Ciência e Cultura) é encarregada por desenvolver métodos de proteção dos patrimônios culturais, que são importantes para a história da construção e desenvolvimento do mundo.

Veja também outros assuntos que podem interessar:

Data de atualização: 18/02/2020.