O que é Patrimônio Cultural Brasileiro
Patrimônio Cultural ou Patrimônio Histórico Cultural é um bem preservado, que possui valor inestimável para a identidade e história de um povo, comunidade ou região. Os dois principais tipos de patrimônio cultural são o material e o imaterial.
O patrimônio cultural material representa os bens concretos e que geralmente possuem valor comercial, como as pinturas, esculturas, monumentos, conjuntos arquitetônicos, entre outros. Ou seja, tudo aquilo que pode ser preservado e tem uma durabilidade considerável;
O patrimônio cultural imaterial representa os patrimônios ligados ao lado emocional, espiritual ou comportamental de um povo ou uma região, como as comidas típicas, danças populares, rituais, entre outros.
Principais patrimônios culturais brasileiros
Por ter uma grande diversidade cultural, o Brasil conta com inúmeros patrimônios nacionais materiais, imateriais e até mesmo patrimônios da humanidade (patrimônio cultural mundial).
Todos têm um importante papel na preservação da identidade e história do país, pois fazem parte da formação dos diferentes povos e culturas que existem no Brasil.
Cristo Redentor
A estátua do Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, foi tombada em 2008 como patrimônio cultural material brasileiro. Ela fica localizada no Morro do Corcovado, uma montanha de mais de 700 metros de altitude e é considerada um dos maiores pontos turísticos do Brasil.
Lençóis, na Bahia
A área arquitetônica e paisagista dos Lençóis, localizado na Bahia, foi tombada como patrimônio cultural material brasileiro em 1973. A área representa a história econômica e cultural da Chapada da Diamantina, um importante local de extração de diamantes do século XVIII.
Parque Nacional da Serra da Capivara
Localizado no Piauí, o parque foi tombado como patrimônio cultural material do Brasil em 1991. É uma área importante para a história do país, pois possui mais de 400 sítios arqueológicos, com gravuras e pinturas rupestres, que contam a história da nossa ancestralidade.
Acarajé
O acarajé é uma comida tipicamente brasileira, feita com azeite de dendê e ligada aos cultos dos orixás. Sua comercialização é predominantemente realizada em Salvador (BA), feito especialmente pelas baianas.
Essa comida é considerada um patrimônio cultural imaterial brasileiro e está dentro do Ofício das Baianas, assim como o bolinho de feijão fradinho.
Modo Artesanal de Fazer o Queijo em Minas Gerais
O Modo Artesanal de Fazer o Queijo em Minas Gerais, é considerado um patrimônio cultural imaterial brasileiro principalmente por sua forma de produção. Minas Gerais é um grande produtor de leite e ficou conhecido por aproveitar o leite cru para produzir o famoso queijo de Minas Gerais.
Esse modo de produção ganhou destaque por ser um ótimo reaproveitamento de leite, que poderia ser descartado.
Conjunto arquitetônico de Ouro Preto
O conjunto arquitetônico de Ouro Preto, em Minas Gerais, é considerado um patrimônio cultural material do Brasil. A cidade que possui mais de 400 anos é uma herança do Brasil colonial e foi construída com inspirações do urbanismo espanhol da época, além de ser conhecida por suas construções com azulejos portugueses.
Em 1997, Ouro Preto foi considerada um patrimônio cultural e histórico mundial pela UNESCO.
Círio de Nazaré
É uma das festas religiosas mais famosas do Brasil. Esse grande evento de devoção reúne milhares de pessoas todos os anos, em algumas cidades de Belém, no Pará.
Além de ser um patrimônio cultural imaterial brasileiro, em 2013 a UNESCO inscreveu essa grande festa na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade.
Capoeira
É uma expressão cultural brasileira que mistura a dança, a arte-marcial e a música, que se tornou um dos esportes mais praticados no país.
Além de ser um patrimônio cultural imaterial brasileiro, a UNESCO reconheceu a capoeira como um patrimônio cultural da humanidade, em 2014.
Patrimônio material e imaterial: qual a diferença?
Uma das principais diferenças entre o patrimônio material e imaterial é o que os classifica. Ou seja, os patrimônios materiais são os concretos e palpáveis, e os patrimônios imateriais estão relacionados aos saberes, às crenças, aos comportamentos e às práticas de uma comunidade ou região.
Outra grande diferença entre os dois é a forma como ambos são preservados. O patrimônio material é único, ou seja, não pode ser reproduzido. Caso seja, será considerado uma réplica e não o patrimônio em si. É por isso que o modo de se preservar é guardar sua originalidade.
Já o patrimônio imaterial pode ser reproduzido e é preservado praticando, para que seu valor se mantenha culturalmente vivo.
Um exemplo é a capoeira, por ser um patrimônio imaterial, quanto mais reproduzida for, mais se mantêm viva culturalmente. Já o Cristo Redentor, por ser um patrimônio material, é único e qualquer tipo de reprodução será considerada réplica.
A importância da preservação do patrimônio cultural
Com o rápido desenvolvimento da globalização, há sempre uma tendência à reprodução da cultura de massa, ou seja, a padronização de comportamentos e representações estéticas nas cidades.
Nesse caminho, a tendência é reproduzir a cultura dos países hegemônicos, como os Estados Unidos, o que gera uma perda da cultura não-hegemônica, ou seja, a cultura popular, construída perifericamente.
O patrimônio cultural deve ser preservado para que a identidade e a história de uma comunidade ou região, sejam mantidas. Por isso, existem órgãos regulamentadores que são responsáveis por proteger e preservar os patrimônios.
No Brasil, por exemplo, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é o responsável por proteger e preservar a função educativa e cultural dos patrimônios brasileiros e mundiais que se encontram no país.
No âmbito mundial, a UNESCO (Organização das Nações Unidas Ciência e Cultura) é encarregada por desenvolver métodos de proteção dos patrimônios culturais, que são importantes para a história da construção e desenvolvimento do mundo.
Veja também outros assuntos que podem interessar:
- Diferença entre Cultura Material e Imaterial (e exemplos no Brasil)
- Cultura Afro-Brasileira: o que é, resumo, história e manifestações
- Diferença entre Cultura Popular e Cultura Erudita
- Capoeira
- Paisagem Cultural
- Identidade Cultural
- Entenda o que é Diversidade Cultural
- Diversidade Cultural no Brasil
- Tipos de cultura
- Literatura