Significado de Tchê

O que é Tchê:

Tchê é uma expressão coloquial utilizada pelos povos gaúchos, em especial do Rio Grande do Sul, além dos países vizinhos, como Uruguai e Argentina. 

Tchê é uma expressão de saudação e exclamação, usada para se referir a alguém e tem o mesmo sentido de “cara”, “companheiro”, “moço”, “amigo” e outros sinônimos.

Atualmente, costuma-se utilizar as expressões “tri tchê” ou “, tchê” para representar diversas situações e emoções.

Exemplo: “Bá tchê, parabéns pela conquista!” ou “Bá tchê, pisaste no meu pé!”.

Existem duas versões para a origem desta expressão: uma a partir dos indígenas e outra dos espanhóis.

A primeira fala sobre uma antiga tribo indígena da região da Patagônia chamada Mapuche, que quando queriam chamar as outras pessoas de gente, diziam “che”.

Já a versão espanhola diz que esta expressão foi criada para expressar qualquer sentimento de espanto, susto ou exclamação. Para os espanhóis, che era a forma de apelar para Deus, mas também de chamar carinhosamente as pessoas.

Com a descoberta da América, os colonizadores espanhóis trouxeram essa expressão para as colônias da América do Sul, e como o Rio Grande do Sul é um estado que sofreu com grande influência dos países latinos vizinhos, acabaram incorporando o tchê em seu vocabulário, que é utilizado até hoje, por pessoas de todas as idades.

Descubra também o significado de outras interjeições, como Oxente, por exemplo.

Data de atualização: 29/08/2016. O significado de Tchê está na categoria: Expressões Populares