Significado da Terceira lei de Newton

O que é a Terceira lei de Newton:

A terceira lei de Newton, também chamada de lei da ação e reação, trata da interação de forças entre dois corpos diferentes. Segundo essa lei, sempre que uma força é aplicada sobre um corpo, este corpo exercerá outra força de igual sentido e intensidade, mas direção oposta.

Essa é a última das leis de Isaac Newton, que explicam a dinâmica do movimento dos corpos. Essas três leis foram publicadas em 1687, em seu livro chamado Princípios Matemáticos da Filosofia Natural.

Veja o que diz o enunciado dessa lei:

A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.

Isso significa que as forças atuam em pares e que para toda ação existe uma reação. Por exemplo, se o corpo A exercer uma força Fa sobre o corpo B, o corpo B irá exercer uma força Fb de igual intensidade sobre o corpo A, isto é Fa = Fb, e de igual sentido, pois ambos estão na horizontal.

A direção dessas forças, no entanto é oposta, pois o corpo A exerce a força da esquerda para a direita e como reação, o corpo B exerce a força da direita para a esquerda. Observe a imagem:

terceira lei

Diferente do que acontece na primeira e segunda leis de Newton, as forças nunca se anulam em um sistema de ação e reação, pois são aplicadas em corpos diferentes. Ação e reação nunca serão aplicadas sobre o mesmo corpo.

Saiba mais sobre a primeira lei de newton e segunda lei de Newton.

Exemplos de ação e reação

  • Lançamento de foguetes: para serem lançados, o combustível dos foguetes é queimado e os gases se expandem, aplicando uma força sobre o solo. A superfície aplica sobre os gases uma força de reação, que empurra o foguete para cima.
  • Impulso na piscina: para pegar impulso, um nadador aplica sobre a parede da piscina uma força. A parede irá aplicar uma força de mesma intensidade e direção, mas sentidos opostos, fazendo com que o corpo se desloque.
  • Disparo com arma de fogo: quando uma pessoa atira com uma arma, o atirador é empurrado para trás devido à força de reação no sentido contrário do disparo do projétil.

Existem 5 critérios para que a terceira lei de Newton seja aplicada, entenda:

  1. As forças aplicadas sobre os corpos têm mesma intensidade.
  2. As forças têm a mesma direção (horizontal, vertical ou diagonal).
  3. As forças têm sentidos opostos (da direita para esquerda, de cima para baixo).
  4. As forças devem ser aplicadas em corpos diferentes.
  5. A ação e reação são simultâneas, isto é, iniciam e terminam no mesmo momento.

Veja todas as leis de Newton.

O peso e a normal

Quando colocamos um objeto sobre uma superfície, este objeto exerce a força peso na vertical (de cima para baixo), que é respondida com uma força de baixo para cima, chamada Normal. Essa força age nesse sentido a fim de suportar o peso aplicado sobre a superfície.

Normal

A força Normal não é uma reação da força peso e, portanto, este não é um caso em que a terceira lei de Newton pode ser aplicada. A lei de ação e reação, como já mencionado, atua sempre em corpos diferentes e não sobre um corpo apenas.

Veja também o significado de força e gravidade.

Data de atualização: 22/10/2019.